A prática de yoga é recomendada para crianças? Confira!

Existe yoga para crianças? Essa é uma dúvida bastante recorrente entre os pais, e a resposta, de modo simples, é: sim! A prática é indicada para os pequenos como uma excelente alternativa para melhorar a harmonia entre o corpo e a mente, assim como para os adultos.

Outro questionamento que pode surgir é em relação à idade mais recomendada para começar a praticar. O ideal é que seja feita a partir dos 4 anos. Para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre esse assunto, resolvemos criar este post. Nele, você confere, ainda, os benefícios dessa prática.

Dúvidas sobre a prática de yoga para crianças

Como este é um tópico que pode gerar dúvidas, reunimos as principais com o intuito de esclarecê-las. Confira abaixo a resposta para cada uma delas.

Como a prática é direcionada às crianças?

As aulas de yoga direcionadas às crianças contam com diversos recursos que tentam aproximar a prática ao universo infantil, o que é feito por meio de criatividade e atividades lúdicas. Com essa faixa etária, é possível utilizar contação de histórias, música, jogos e brincadeiras.

As posições são as mesmas dos adultos?

As crianças podem copiar os pais em suas práticas de yoga, o que pode até ser uma forma de unir toda a família e fazer com que passem um tempo de qualidade juntos. Porém, como dito anteriormente, existem posições criadas especificamente para os pequenos, como as que imitam animais, que podem ser mais recomendadas.

Por que o acompanhamento é indispensável?

Como em qualquer outra prática que envolva habilidades corporais, a criança pode se machucar ao praticar yoga. Por esse motivo, é imprescindível contar com o acompanhamento dos pais ou responsáveis, além de evitar praticar posições arriscadas.

Como inserir a prática na rotina?

A prática do yoga precisa ser implementada na rotina das crianças de forma natural, para que elas não a encarem como algo chato ou que precisa ser feito por obrigação. Algumas escolas, por exemplo, já incluem as aulas como parte do currículo para que todos os alunos possam aproveitar as suas vantagens.

Benefícios da prática de yoga para crianças

Agora que você já conheceu as dúvidas mais frequentes sobre essa prática, precisa saber sobre os benefícios. Confira!

Redução do estresse infantil

No mundo acelerado em que vivemos, até as crianças podem sofrer com o estresse, já que convivem desde muito cedo com um excesso de atividades. Com a prática de yoga, na medida em que elas aprendem algumas técnicas específicas que focam na redução da ansiedade, elas se sentem mais calmas e plenas de paz, amor, leveza e alegria.

Desenvolvimento dos músculos motores

A criança que pratica yoga tem suas habilidades motoras mais desenvolvidas, já que passa a ter um maior domínio sobre o corpo, mais equilíbrio, resistência física e aumento da força. A prática também desperta uma maior consciência em relação à postura adequada, o que evita maiores problemas e dores na coluna.

Maior flexibilidade

Ao encarar a yoga como uma atividade física, ela é uma ótima opção para trabalhar o corpo da criança. Assim como a natação, ginástica e a dança, o método fortalece os músculos e aumenta a flexibilidade, o que ajuda os pequenos a realizarem tarefas do dia a dia sem muita dificuldade e causa menos lesões em outras atividades, como a prática de esportes.

Calma e relaxamento

Crianças mais agitadas podem, no começo, encontrar dificuldades para praticar as posturas de yoga. Porém, com o tempo e a persistência, elas conseguirão praticá-las ao adquirirem equilíbrio físico e emocional. Com isso, relaxarão tanto corpo quanto a mente, o que contribui para que realizem suas atividades com mais calma e de maneira eficaz.

Como você pôde perceber, a yoga pode ser realizada por crianças e oferece diversos benefícios!

Gostou do assunto do post? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma experiência que gostaria de compartilhar? Então deixe um comentário e vamos conversar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This