Saiba como o treino “cardio” fará você emagrecer com saúde

Assim como fazer uma reeducação alimentar, escolher certas estratégias de exercícios também contribui para o processo de emagrecimento. O treino cardio é uma das atividades físicas mais recomendadas para quem deseja emagrecer e eliminar a gordura corporal.

Contudo, há uma grande diversidade de treinos que podem gerar algumas dúvidas e, para decidir qual é o melhor para os seus objetivos, o ideal é se informar sobre os seus benefícios específicos. Confira a seguir como o HIIT, um tipo de treino cardiovascular pode ajudar você a emagrecer sem afetar a sua saúde, os tipos de treino dessa modalidade e as suas principais vantagens.

HIIT

O método HIIT (High Intensity Interval Training), também conhecido como TAII (Treinamento de Alta Instensidade Intermitente), consiste em uma estratégia de treinos intervalados. Neles, são intercalados períodos de exercícios anaeróbicos intensos durante um tempo reduzido, como, aproximadamente, 20 minutos.

Sua condição básica é fazer um treino de esforço máximo por um período curto e depois uma recuperação mais ativa. Dentre as grandes vantagens desse tipo de atividade está o aumento da resistência física e da capacidade atlética, além da sua eficácia para a queima de gordura.

Isso acontece pois o treino intervalado possibilita a liberação de ácidos graxos para o sangue. Dessa forma, há o aumento e liberação de hormônios, como o HGH, que permite a queima de gordura e não dos músculos.

Treino cardio + musculação

Outra dúvida recorrente é sobre combinar a musculação com o treino cardio e o melhor momento para fazer cada um. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Tsukuba apontou que fazer o cardio depois do treino de musculação faz queimar mais gordura que qualquer outro tipo de modalidade.

Tal fato se deve à liberação de adrenalina e noradrenalina durante a musculação, que força o conteúdo das células adiposas para o sangue, assim como do hormônio do crescimento, responsável pela recuperação do tecido muscular e perda de gordura.

Tipos de treinos

Escolher um treino agradável pode fazer toda a diferença para manter uma rotina frequente de exercícios físicos. Você pode começar com sprint ou circuitos, por exemplo. Confira, a seguir, um pouco sobre cada um deles.

Sprint

O sprint é a maior velocidade atingida em uma corrida e pode ser feito ao ar livre ou na esteira. Com um espaço de aproximadamente 10 metros, dá para treinar o aumento do número de sprints ou “tiros” durante esse percurso — sempre com períodos de recuperação.

Esse tipo de treino também pode ser realizado em equipamentos como bicicleta, escada, transport, entre outros. Para realizá-lo dessa forma, basta seguir a mesma lógica descrita acima.

Circuito

No treino circuitado, você deve alternar cerca de 10 exercícios que utilizem o próprio peso do corpo ou cargas externas como halteres, aparelhos de musculação e outros. A realização se dá por 2 ou 3 séries de cada um durante 1 minuto e descanso por 30 segundos nos intervalos entres eles. Com o tempo e a resistência adquirida, é possível diminuir o tempo de descanso e aumentar os exercícios, queimando mais gordura e definindo melhor o seu corpo.

Vantagens desse tipo de treino

Agora que você já conheceu mais sobre o treino cardio, como combiná-lo com a musculação e duas formas diferentes de colocá-lo em prática, precisa entender todos os benefícios desse tipo de exercício. Confira, a seguir, quais são eles.

Melhora a disposição

Sem dúvidas, o maior benefício desse tipo de treino é a disposição após sua prática. Com poucos dias já é possível sentir a diferença, mesmo em situações corriqueiras, como maior energia para ir ao trabalho, por exemplo. Como esses exercícios ajudam o praticante a se sentir mais ativo, pode ser um dos maiores incentivadores para continuar focado nos objetivos de médio e longo prazo.

Diminui dores musculares

O cardio, junto com a musculação, pode diminuir uma grande variedade de dores musculares. Isso acontece não só porque há uma melhora geral no condicionamento, mas também porque os músculos passam a receber mais oxigênio por conta do aumento da circulação do sangue. Para quem deseja um treino com menos dores, o mais indicado é apostar nessa modalidade por, pelo menos, 2 vezes na semana em sessões de 20 a 30 minutos.

Combate a ansiedade e a depressão

Tidas como as doenças do século, o Brasil lidera o ranking mundial de pessoas com essas condições. Uma das formas eficientes de ajudar no combate à ansiedade e depressão é por meio do treino cardio. Se for aliado à musculação, os resultados são ainda maiores e melhores.

Isso leva a um fato curioso que muitas pessoas deixam passar despercebido: os exercícios físicos oferecem muito mais que apenas benefícios estéticos, podendo ser considerados grandes aliados para a saúde mental. Porém, é importante frisar que nenhum tipo de treinamento desse tipo substitui acompanhamento médico, que é primordial nesses casos.

Diminui o stress

Ainda no tópico de saúde mental, o treino cardio é ótimo para a redução do stress no dia a dia. Os atletas que incorporaram esses exercícios em seus treinos diários alcançam níveis reduzidos de stress e são mais felizes que aqueles que ignoram essa modalidade ou que são sedentários.

Fortalece o coração

Para garantir que o coração permaneça saudável, os médicos indicam qualquer tipo de atividade que movimente o corpo. Isso porque, dessa forma, o coração trabalha de uma forma mais eficiente e sem que faça tanto esforço. Por esse motivo, o cardio é uma ótima opção.

Ao praticar esse tipo de exercício, que eleva a frequência cardíaca, o sangue flui melhor pelo corpo e os vasos e artérias ficam mais flexíveis e saudáveis. Com isso, é possível evitar várias doenças e prevenir infartos e derrames.

Fortalece o sistema cardiovascular

Um complemento do tópico anterior: fazer exercícios de cardio fortalece o sistema cardiovascular como um todo. Porém, o que muitos pensam é que, para alcançar os resultados esperados, é preciso passar horas em uma academia, o que não é verdade.

O fato é que, mesmo pequenas doses de atividades físicas durante o dia já podem reduzir o risco de doenças cardíacas. Para se ter uma ideia, 2 horas e meia de exercícios por semana já é capaz de diminuir riscos à saúde e oferecer menos chance de desenvolver uma doença.

O mais importante, nesse e em todos os casos, é que o treino seja feito com regularidade. Isso acontece porque os efeitos no corpo e na mente não acontecem imediatamente, mas são alcançados a médio e longo prazo. Por isso, é preciso ter muita dedicação e empenho, mesmo que, em alguns dias, falte coragem e ânimo para se exercitar.

Por fim, uma boa dica é variar os exercícios e adaptar os treinos para manter sempre a motivação em alta. Praticar atividades físicas, como o treino cardio, é fundamental e fazer isso em um local apropriado com o acompanhamento de um profissional especializado ajuda a atingir seus objetivos de maneira mais rápida e saudável. A Academia Boa Forma pode fazer isso por você! Quer saber como? Então entre em contato conosco agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This