Atividades aquáticas na terceira idade

Por que fazer atividades aquáticas na terceira idade?

Você já parou para pensar que todos estamos caminhando rumo ao envelhecimento? Com início aos 60 anos, essa fase é marcada por algumas mudanças e dificuldades, como a diminuição do desempenho físico. Por isso, a prática de exercícios é algo tão importante, e as atividades aquáticas na terceira idade são consideradas uma das melhores opções.

Se exercitar é o segredo para desenvolver um corpo mais saudável, músculos fortes e movimentos ágeis, necessários para ter maior independência na senilidade. Todavia, é preciso destacar que nem todo exercício é indicado para os idosos, visto que eles podem apresentar problemas que prejudicam os movimentos e que podem ser agravados por esportes intensos.

Neste contexto, os exercícios na água são sempre os mais indicados por médicos geriatras e outros especialistas. Vamos descobrir quais são os benefícios e motivos para praticá-los?

Atividades aquáticas têm menor impacto

Esse é, certamente, um dos principais benefícios das atividades aquáticas na terceira idade. Praticar um exercício embaixo d’água, onde os efeitos da gravidade são reduzidos, diminui os impactos e desgastes das estruturas ósseas e articulares, as quais são muito afetadas por atividades como uma caminhada ou corrida.

Além disso, caso haja alguma queda durante os movimentos, o risco de se machucar é quase zero, o que é muito importante nessa idade em que qualquer acidente pode resultar em problemas sérios.

Correção da postura

Os movimentos feitos na água ajudam a ter maior estabilidade e uma postura mais correta, devido ao conhecimento corporal e equilíbrio adquiridos durante a prática.

Aumento da capacidade cardiorrespiratória

Por se tratarem de exercícios aeróbicos, a natação e a hidroginástica são ótimas para reeducar e aumentar a capacidade cardiorrespiratória.

A resistência da água deixa qualquer movimento ainda mais intenso e produz efeitos significativos na manutenção da boa forma, além de contribuir para a diminuição dos riscos de desenvolver doenças, especialmente as cardiorrespiratórias.

Redução do estresse

Nada como uma atividade física para deixar o estresse do dia a dia de lado — ainda mais quando o exercício é feito na água e proporciona momentos de muito prazer e relaxamento.

A sensação de flutuar e sentir os movimentos e a temperatura da água produz um verdadeiro efeito massageador no corpo, o que contribui diretamente na redução do estresse e da ansiedade.

Sociabilização

Praticar uma atividade física aquática, a qual costuma ser feita em grupos, é um empurrão e tanto para socializar e fazer amigos, algo necessário no avançar da idade, visto que vários idosos passam muito tempo sozinhos e podem até desenvolver quadros de depressão.

Por isso, além de fazer bem para o corpo e para a mente, esse tipo de exercício também contribui para o bem-estar social, fechando assim os 3 pilares que sustentam a saúde.

Ficou interessado e quer começar a nadar ou fazer hidroginástica? Não esqueça de contar com o auxílio de um profissional de educação física para receber as orientações corretas durante os exercícios. Além disso, consulte o seu médico para fazer um check-up antes de começar a praticar, ok?

Faça atividades aquáticas na terceira idade

Fazer atividades aquáticas na terceira idade é a escolha perfeita para fortalecer os músculos e recuperar a capacidade física, além de descontrair, ter momentos de prazer e relaxamento, ou seja, é sinônimo de envelhecer com qualidade de vida. Então, não deixe de testar!

Entre em contato conosco e agende uma aula de natação ou hidroginástica! O seu corpo agradece!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Hello there! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Kudos!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This