Por que o pilates é uma atividade recomendada para idosos?

A terceira idade é uma fase cheia de grandes mudanças. Durante esse período da vida, o corpo humano fica mais frágil e, por isso, tem mais chances de sofrer com certas patologias. A boa notícia é que os idosos estão cada vez mais preocupados em ter um envelhecimento saudável e ativo.

Existem várias formas de cuidar da saúde durante a terceira idade e uma delas é praticando pilates. Neste texto, nós mostraremos quais são os principais benefícios do pilates para idosos.

Ficou curioso? Então continue com a leitura!

Reduz as dores

Infelizmente, as dores, principalmente nas articulações, são muito comuns durante a terceira idade. Isso acontece porque os ossos ficam mais fracos e os ligamentos tendem a encurtar com o passar do tempo.

Os exercícios realizados durante as aulas de pilates, além de fortalecer os músculos, promovem o alongamento de todo o corpo — o que alivia a dor nas articulações. A melhor parte é que, como o pilates é uma atividade que não gera impacto, até mesmo as pessoas lesionadas podem praticar os exercícios — desde que essas pessoas sejam devidamente supervisionadas, conforme a recomendação médica.

Previne lesões e reduz as chances de quedas

Outra consequência do envelhecimento é a perda de equilíbrio — e é justamente por isso que os idosos sofrem tanto com quedas. Nesta fase da vida, elas se tornam a maior causadora de lesões e por isto, um potencial grande problema.

O pilates é um grande aliado para prevenir as quedas e porque ele é conhecido como a arte do controle da mente em comunhão com o corpo. Um dos grandes fundamentos do pilates é manter o corpo em equilíbrio, e existem várias atividades que promovem o ganho dessa habilidade.

Com isso, os idosos se tornam mais estáveis fisicamente e, assim, reconquistam parte da sua autonomia, independência e confiança para realizar atividades sozinhos.

Melhora a concentração

Não é só o corpo que sofre mudanças com a chegada da terceira idade, a mente também é prejudicada. As pessoas idosas tendem a ficar mais dispersas e perder a memória com facilidade, o que é normal. No entanto, quando acontece com frequência, pode acabar prejudicando a vida dessas pessoas.

Você deve estar se perguntando como o pilates é capaz de ajudar nesse caso. Bem, muito se fala sobre os benefícios físicos que o pilates proporciona, mas pouco se fala sobre como ele afeta a mente das pessoas.

Para que os movimentos sejam realizados com perfeição, é preciso ter muita concentração, pois várias partes do corpo são trabalhadas ao mesmo tempo durante a prática e a respiração precisa estar aliada a cada movimento.

Por fim, para realizar os movimentos corretamente, o idoso precisa memorizar os exemplos e as instruções do educador físico. Como o pilates é composto por uma vasta quantidade de exercícios, com o tempo, o aluno acaba memorizando vários deles e, assim, desenvolve a sua memória.

Ajuda na reabilitação de patologias já existentes

É muito comum que as pessoas alcancem a terceira idade já com alguma patologia ou lesão. O pilates, além de ser um ótimo meio de prevenir doenças, também é uma das melhores formas de reabilitar pessoas, principalmente quem sofre de alguma lesão física.

Os responsáveis pelas aulas de pilates, geralmente, são fisioterapeutas ou educadores físicos, então, antes de iniciar a prática, certifique-se de que você está cercado pelo profissional correto caso tenha alguma patologia.

Existem vários outros benefícios que o pilates para idosos proporciona, mas se nós citássemos todos eles neste texto a leitura ficaria gigantesca. Se você é um idoso ou está entrando na terceira idade, não perca tempo e comece a cuidar da sua saúde agora mesmo: comece a praticar pilates!

Está procurando por uma academia cheia de profissionais qualificados? Então, entre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso trabalho!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This