Como perder peso rápido e com saúde? Mitos e verdades

Você deseja perder peso rápido e com saúde? Vive atrás de dietas e soluções práticas? Existe muita informação sobre o assunto na internet, porém, muito do que se fala é passado sem conhecimento ou de forma equivocada.

Para acabar de vez com as dúvidas, confira, neste post, dicas de como emagrecer mais rápido e o que é mito e o que é verdade quando o assunto é emagrecimento saudável.

Segredos para perder peso rápido e com saúde

Para uma dieta eficiente e saudável não existem “segredos”, porém muitas pessoas ignoram passos fundamentais na ânsia de perder peso mais rapidamente. Confira, a seguir, quais são eles.

Tenha uma nutrição adequada

Para emagrecer de forma rápida e saudável, o primeiro passo é prestar atenção nas coisas que você come. Isso porque a boa alimentação é sua maior aliada na perda de peso. Consultar-se com um nutricionista é indispensável no auxílio ao emagrecimento, já que ele conseguirá criar uma dieta baseada nos seus hábitos, sua rotina e com foco nos seus resultados.

Pratique atividade física regularmente

Manter uma rotina com hábitos saudáveis — e que inclua atividades físicas — auxilia não só a perda de peso, mas também a melhorar a sua saúde no geral. Para auxiliar a dieta, o indicado é investir em práticas que promovam a queima de gordura, como dança, natação e bicicleta, por exemplo.

Tenha uma boa noite de sono

Um dos pontos principais para o sucesso de uma dieta e para a perda de peso consistente e duradoura é dormir bem. Muitas pessoas não associam isso ao emagrecimento e não percebem como o fato de dormir mal atrapalha.

Quando não dormimos bem, a produção de leptina, que é a responsável pela saciedade, é reduzida. Além disso, há o aumento de cortisol, hormônio que, em excesso, leva ao acúmulo de gordura na região abdominal.

Mitos e verdades sobre a perda de peso em pouco tempo

Beber água morna em jejum

Mito! A ingestão de água morna antes das refeições é disseminada na medicina oriental, que prega que esse hábito auxilia a eliminar toxinas do organismo e, logo, evita inflamações no corpo. A relação entre ela e o emagrecimento se dá porque, quanto mais inflamado nosso corpo estiver, mais gordura ele acumula. Porém, de nada adianta beber água morna se a pessoa não tiver uma alimentação saudável e não praticar exercícios físicos regularmente.

Comer de três em três horas

Verdade! Ao fazer pequenas refeições durante todo o dia, o seu metabolismo se mantém acelerado e isso auxilia na queima de calorias. Entretanto, é preciso ficar de olho no que é consumido dentro desse espaço de tempo. Procure fazer escolhas leves nas refeições principais e opte por snacks saudáveis entre elas, como castanhas, por exemplo.

Cortar carboidratos da alimentação

Mito! Quem deseja emagrecer com saúde não deve cortar nenhum tipo de nutriente da dieta. Como dito anteriormente, nenhuma dieta radical trará resultados duradouros e satisfatórios. Além disso, é preciso ter em mente que nem todo carboidrato é ruim. O ideal é consumir aquele encontrado nas frutas, nos legumes e nos grãos integrais, pois são absorvidos mais lentamente pelo intestino e são ricos em vitaminas, fibras e minerais.

Utilizar óleo de coco na dieta

Verdade! Mesmo que muitas pessoas tenham medo de incluí-lo na dieta por ser um alimento rico em gorduras, as encontradas no óleo de coco são transformadas em energia pelo organismo com muita facilidade.

Esse alimento é um forte aliado para uma dieta saudável porque prolonga a sensação de saciedade, o que ajuda no controle da fome que sentimos durante o dia. O indicado é consumir cerca de duas colheres do óleo por dia, porém, como todo alimento citado aqui, seu efeito só será percebido se aliado a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos.

Como você pode notar, perder peso rápido e com saúde não é tão difícil quanto parece, mas, para alcançar bons resultados, não existe uma receita mágica. Com bons hábitos, determinação e acompanhamento de profissionais qualificados, você será capaz de alcançar todos os seus objetivos.

Gostou do conteúdo do post? Então aproveite e confira agora 3 alimentos ricos em fibras para incluir na sua dieta!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This