Deve-se praticar natação quantas vezes por semana? Descubra!

A natação, assim como qualquer outro esporte, precisa ser praticada de forma contínua para que os benefícios físicos e mentais apareçam. Mas, afinal, o ideal é praticar a natação quantas vezes por semana? Essa é uma dúvida muito comum entre os nadadores iniciantes.

A verdade é que não existe um número exato de treinos por semana, a frequência recomendada da prática de natação depende de vários fatores, como a idade e os objetivos de cada indivíduo. Enquanto algumas pessoas nadam para emagrecer, outras desejam desenvolver a musculatura corporal.

A seguir, falaremos mais sobre os fatores que devem ser considerados para decidir a frequência dos treinos de natação. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura!

Para emagrecer

Quando falamos sobre exercícios que ajudam a emagrecer, a maioria das pessoas logo pensa em musculação, crossfit e corrida. No entanto, a natação também é uma ótima atividade física que auxilia na perda de peso. Em um treino intenso de natação, uma pessoa pode chegar a queimar cerca de 700 calorias.

Para quem quer aprender a nadar ou deseja ter uma vida mais ativa, a frequência de treinamento indicada é de duas vezes por semana. Já para quem quer emagrecer nadando, é preciso ter um pouco mais de dedicação. Fazer de três a quatro aulas por semana é o suficiente para que você comece a emagrecer.

Para ganhar massa muscular

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que a natação é um esporte que trabalha toda a musculatura do corpo, é justamente por isso que essa prática auxilia no ganho de massa muscular.

Se a natação é a única atividade física que você faz, o ideal é que se pratique o esporte, pelo menos, três vezes por semana. Para progredir no ganho de massa muscular, é preciso alterar os tipos de treinos: faça trabalhos fundos um dia da semana, no outro dia foque em técnicas que utilizem o palmar e outras passadas.

Precisamos deixar bem claro que a natação não promove a hipertrofia dos músculos, portanto, se você deseja ter um corpo gigante e trincado, somente a prática de natação não será o suficiente para você atingir seus objetivos.

Para complementar outros esportes

Existem pessoas que usam a natação como um complemento para outras atividades físicas — isso é muito comum, principalmente entre os atletas. Se você é adepto da corrida e pratica a natação, por exemplo, o ideal é que a natação sirva como um momento de relaxamento para os seus músculos.

Poucas pessoas sabem, mas praticar atividades físicas intensas em excesso pode causar lesões sérias aos músculos. Os educadores físicos recomendam que as atividades sejam intercaladas entre treinos intensos e momentos de relaxamento. Portanto, se você pratica outro tipo de esporte, basta nadar, com treinos de baixa intensidade, duas vezes por semana.

A natação é um esporte que pode ser praticado por praticamente todas as pessoas. As únicas contraindicações são para indivíduos com problemas respiratórios que estão passando por crises e também para aqueles que estão com alguma doença contagiosa, como conjuntivite.

Agora que você já sabe quantas vezes por semana a natação deve ser praticada em cada caso, procure já uma academia de qualidade para dar início aos seus treinos. A Academia Boa Forma utiliza a Metodologia Gustavo Borges e conta com o maior centro aquático da região de Osasco, com piscinas salinizadas e aquecidas.

Está interessado em fazer aulas de natação? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre a Boa Forma!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This