Em dúvida entre natação ou musculação? Saiba agora como escolher!

Não é novidade para ninguém que praticar atividade física é fundamental para se ter uma vida saudável, mas é muito comum que as pessoas fiquem confusas na hora de escolher uma entre tantas opções existentes.

Muitos ficam em dúvida entre fazer natação ou musculação porque ambas as atividades oferecem treinos completos que trazem vários benefícios à saúde. Neste texto, nós mostraremos quais são as principais diferenças entre natação e musculação e também explicaremos qual é a vantagem de aliar as duas atividades. Continue com a leitura!

Quais são os benefícios da natação?

É comprovado que a natação é uma das atividades físicas mais completas que existem. Durante as aulas, todos os músculos do corpo são trabalhados simultaneamente sem que as articulações sejam sobrecarregadas graças à ação da água — portanto, a natação é ideal para quem busca uma atividade de pouco impacto.

Se o seu objetivo é emagrecer, saiba que a natação também pode ajudar. Com apenas uma aula os participantes conseguem perder cerca de 600 calorias. Embora os treinos sejam intensos, os nadadores não se sentem cansados, na verdade, a água promove o relaxamento muscular e alivia o estresse.

Se compararmos a natação com a musculação, muitos dirão que a segunda atividade é a que mais proporciona ganho muscular, no entanto, essa não é uma verdade absoluta. A natação também fortalece os músculos e melhora o condicionamento físico, pois a água é mais resistente que o ar e para realizar as braçadas os participantes precisam fazer muita força.

Quais os benefícios da musculação?

Diferente da natação, a musculação consiste em uma série de treinos específicos para cada parte do corpo. Portanto, se você quer trabalhar um grupo de músculos em especial, a musculação é o treino ideal. Por exemplo, muitas mulheres que sonham em ter um bumbum durinho começam a fazer musculação e se dedicam somente a treinar glúteos e pernas.

O levantamento de peso também ajuda na queima de calorias, entretanto, o seu objetivo principal é a definição dos músculos. Para as pessoas que querem ganhar muita massa muscular ou gerar hipertrofia, então o ideal é apostar em treinos de musculação pesada.

Entre os benefícios da musculação, podemos citar:

  • alívio do estresse;
  • aceleração do metabolismo;
  • aumento da densidade óssea;
  • melhora da postura.

Quais as vantagens de aliar natação e musculação?

A natação e a musculação são atividades complementares. É claro que você pode optar por praticar uma das duas, no entanto, ao combiná-las, você conseguirá obter os melhores resultados possíveis de ambas as atividades.

A musculação ajuda a ganhar massa magra e promove o fortalecimento dos músculos, consequentemente, você conseguirá executar as braçadas com mais facilidade e melhorar o seu desempenho nas águas. Já a natação serve como um treino regenerativo para quem faz muita musculação.

Se você está pensando em praticar apenas uma das duas atividades, então compare os benefícios que cada uma oferece e veja qual delas mais se adequa aos seus interesses pessoais. Dessa forma, você evita passar por frustrações e atinge as suas metas mais facilmente.

Agora que você já sabe escolher entre natação ou musculação, não perca mais tempo e comece a praticar a sua atividade preferida o quanto antes! Vale lembrar que tanto a natação quanto a musculação são atividades físicas ótimas e que fazem muito bem ao corpo.

Quer começar a fazer natação ou musculação? Está procurando por uma academia de qualidade? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça mais sobre o nosso trabalho!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This