mindfulness

Entenda o que é mindfulness e como aplicar no seu dia a dia!

Mindfulness, já ouviu este nome antes? Ele faz parte do seu dia a dia?

Sabe aquele momento no qual você não lembra se trancou a porta de casa ao sair? Ou quando vai até o quarto buscar alguma coisa e não se lembra o que precisava? São situações comuns e que todo mundo passa. O famoso “deu um branco”. Um das causas para isso, em outras palavras, é o estado de piloto automático, quando agimos sem prestar atenção no que fazemos. A técnica do mindfulness pode ajudar a melhorar isso e muito mais.

Afinal, o que é mindfulness? Você pode já ter ouvido falar dela, mas não conheceu ainda. Neste artigo, vamos explicar o que é e como você pode aplicá-la no seu dia a dia. Você ainda vai conhecer os benefícios que ela traz. Vamos lá!

O que é mindfulness?

O mindfulness, ou atenção plena na tradução do inglês, é uma técnica de meditação que foi adaptada do budismo. Ela consiste em voltar a sua atenção e foco ao que você faz no momento, enfim, viver no presente. Surpreendentemente apesar da sua origem religiosa, o mindfulness não tem ligação com nenhuma religião. Ela tem sido exaustivamente estudada para comprovar seus benefícios e é muito utilizada na medicina, para tratar o corpo e a mente.

A ideia é que, por meio da atenção plena, você desenvolva sua concentração e tenha consciência do que acontece ao seu redor. Por exemplo, ao comer uma maçã, você repara na força necessária para mordê-la, no barulho que faz ao mastigá-la e percebe o movimento de engolir. Tudo isso pode parecer bobeira, mas você sai da situação de piloto automático e passa a ter mais controle sobre as suas ações e sentimentos diante das situações do dia a dia.

Como aplicar a técnica no seu dia a dia?

Agora, que você já entendeu o que é mindfulness, vamos ver como aplicar a atenção plena na sua rotina.

Preste atenção na sua respiração

Uma das maneiras mais fáceis de começar a aplicar é prestando atenção à sua respiração. Sente-se em uma cadeira, feche os olhos ou olhe para baixo — isso é para evitar que seu olhar se distraia com as coisas ao redor, não é nada místico. Inspire profundamente e expire. Perceba o movimento do tronco e pulmões, sinta o ar entrar e sair.

Você pode fazer isso logo ao acordar e ao longo do dia. Você vai perceber quais são as mudanças que ocorrem na respiração, o que causa essas transformações e como isso interfere nas suas ações.

Observe como você anda

Uma das ações mais automáticas que temos é o andar. Você não precisa pensar em como anda, você apenas faz. Comece a prestar atenção no movimento. Observe o movimento dos pés, pernas e quadril, e sinta o impacto dos pés ao tocar o chão. Veja como isso afeta o seu corpo. O caminhar não é um movimento exclusivo das pernas, ele movimenta todo o corpo.

Atente-se aos hábitos rotineiros

Todos os dias você levanta, senta, vai ao banheiro, escova os dentes, toma banho etc. O que você faz e pensa enquanto realiza essas coisas? Seu pensamento vai longe, nas coisas que já aconteceram ou nas que ainda vão acontecer? Que tal, da próxima vez que for escovar os dentes, pensar apenas no ato de escovar os dentes?

Quais as vantagens que ela traz?

Você deve se perguntar quais os benefícios que a prática do mindfulness traz para sua vida. O primeiro e principal deles é melhorar sua capacidade de concentração. Além disso, ela ajuda a desenvolver inteligência emocional e empatia, reduz o estresse, ansiedade, aumenta a memória, previne o envelhecimento do cérebro, ainda, melhora o relacionamento pessoal e de trabalho.

Agora, você já entendeu o que é mindfulness? Ele pode ser aplicado em todas as áreas da sua vida: família, relacionamentos, trabalho e atividades físicas. Certamente com tantos benefícios, vale a pena experimentar e prestar atenção plena no momento.

Contudo, se você tem interesse em conhecer outras práticas vindas do oriente, que tal ler sobre dicas de yoga para iniciantes? A yoga é uma modalidade que trabalha corpo e mente, combinada com o mindfulness.

Leia mais sobre meditação #tecnicasdemeditacao e #beneficiosdoyoga

Siga-nos no Facebook

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This