qualidade-de-vida

Confira as melhores formas de ter qualidade de vida na terceira idade

As melhores formas de ter qualidade de vida na terceira idade é um conceito amplo, que abrange diversos pontos, como estilo de vida, autoestima e, principalmente, saúde. No geral, ela é entendida como a satisfação de uma pessoa em relação a sua vida cotidiana. Por isso, além de ser um conceito amplo, ele é subjetivo, pois cada um pode aplicar suas próprias regras.

Apesar da subjetividade, um ponto que todos consideram essencial é a saúde, sobretudo na terceira idade. A expectativa de vida no Brasil aumentou e a previsão é que em 2030, o número de idosos superará o de crianças. Sabendo disso, fica a dúvida: como melhorar a qualidade de vida e poder aproveitar ao máximo a velhice?

Quatro dicas para qualidade de vida

Neste texto, vamos apresentar 4 dicas para você aumentar a qualidade de vida na terceira idade. Vamos conferir quais são elas?

Alimente-se bem

Certamente a alimentação saudável é um dos pilares para uma boa saúde. Tudo o que consumimos afeta nosso corpo, positiva ou negativamente. Vale ressaltar que o consumo excessivo de açúcar, gordura, álcool e produtos industrializados pode trazer danos à saúde e algumas doenças comuns na terceira idade, como hipertensão, diabetes e obesidade podem ser evitadas ou controladas com uma alimentação saudável.

Por isso, sempre que possível, tenha uma alimentação mais limpa e natural. Dê preferencia para “comida de verdade” — frutas, legumes e vegetais, carnes, cereais, oleaginosas, entre outros. Coma sempre com moderação, prestando atenção na quantidade. De vez em quando, aproveite também um docinho e industrializados, pois a vida é feita de equilíbrio.

Pratique atividades físicas

A prática regular de exercícios físicos são outro pilar da vida saudável. Ela está associada à melhoria da composição corporal e estética — o que influencia na autoestima —, prevenção e tratamentos de diversas doenças crônicas, melhora da saúde mental e do humor, relaxamento, entre vários outros benefícios.

Escolha uma atividade que seja prazerosa para você. Natação, hidroginástica, musculação, pilates, dança ou alguma luta. Não importa qual a modalidade escolhida, o importante é manter a regularidade na prática.

Tenha um hobby

Além de exercitar o corpo, é importante exercitar o cérebro. Ter um hobby ajuda a manter a mente ativa, estimulando o raciocínio, pensamento lógico e memória. Pode ser uma atividade manual, como artesanato, palavras cruzadas e afins, ler, jogos e brincadeiras e até mesmo videogames.

Alguns hobbies ainda ajudam a melhorar a coordenação motora e preservar habilidades. Poder fazer atividades e tarefas diárias por conta própria é um fator importante na qualidade de vida. A dependência de outras pessoas afeta a autoestima e, consequentemente, o prazer na vida.

Viaje pelo Brasil e o mundo

Viajar na terceira idade traz diversos benefícios, principalmente sociais — diversas empresas oferecem grupos exclusivos para idosos. Isso aumenta o círculo de amizades e convívio social, traz aprendizados e a possibilidade de conhecer novos lugares e culturas.

Planeje uma viagem com a família, com os amigos ou com um grupo de excursão. O planejamento também faz parte da viagem, possibilitando descobrir mais sobre o destino e avaliar o que você quer conhecer. No Brasil, alguns dos destinos que fazem mais sucesso são Calda Novas, cidades históricas como Ouro Preto e São João del-Rei, Curitiba e praias do Nordeste.

Agora você já sabe como melhorar a qualidade de vida na terceira idade e a importância dela. O segredo para viver bem é se manter ativo, independente da idade. O corpo foi feito para o movimento, por isso é importante ter uma vida ativa, praticando atividades físicas, reunindo-se com pessoas queridas e fazendo o que gosta.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber como aproveitar ainda mais seus anos dourados, veja, também, 5 dicas para aumentar a expectativa de vida!

Siga-nos no Facebook.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    This page definitely has all of the info I wanted concerning this subject and didn’t
    know who to ask.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This