Entenda como sair do sedentarismo e ter uma vida mais saudável

Você, assim como muitas pessoas, deve estar se perguntando como sair do sedentarismo, não é mesmo? Sempre foi muito importante se preocupar com a nossa saúde e disposição física, mas o momento atual — com a pandemia da COVID-19 — pede que cuidemos ainda mais do nosso corpo, pois houve uma grande queda na prática de exercícios físicos.

Se esse é o seu caso, não se preocupe! Preparamos este post especialmente para você. Nele, traremos algumas dicas de como sair do sedentarismo e, assim, conseguir cultivar uma vida mais saudável e com muito mais energia. Confira!

Escolha uma atividade em que tenha bastante interesse

Para conseguir uma vida mais saudável, é essencial que você escolha uma atividade que desperte seu interesse e possa gerar prazer enquanto você a pratica. Com isso, as chances de continuar com a motivação permanecem.

Aqui, é preciso pontuar que qualquer atividade é válida, seja ela mais simples ou até mesmo mais elaborada. Pode ser uma caminhada pelo bairro, uma aula de dança, natação, uma sessão de musculação ou um treino mais pesado em uma academia. O importante é não parar!

Encontre um parceiro de atividade

Nem sempre é possível encontrar alguém que nos acompanhe nas nossas atividades, principalmente se elas incluírem algum tipo de exercício físico. Porém, é preciso ter em mente que, se conseguir encontrar um parceiro de jornada no combate ao sedentarismo, seu comprometimento pode aumentar — e muito!

Isso acontece porque ter alguém para acompanhar suas atividades — sejam elas quais forem — pode tornar todo o processo mais leve e divertido. Por esse motivo, procure quem possa acompanhar você nessa decisão tão importante da sua vida.

Comece devagar

Um dos maiores segredos para sair do sedentarismo e ir de encontro a uma vida mais saudável é começar devagar. Como o seu corpo estará sem praticar nenhum tipo de atividade há um tempo, é preciso que você o condicione a um novo estímulo primeiro para, a partir daí, progredir de maneira gradual.

Com isso, você consegue evitar a fadiga em excesso e até lesões. Se você escolher uma atividade como a corrida, por exemplo, comece com uma caminhada e vá aumentando o ritmo. Já se a escolha for a musculação, comece com cargas mais leves e aumente de acordo com as orientações do seu instrutor. Com essa dica, as chances de errar diminuem bastante.

Estabeleça metas alcançáveis

Um dos maiores erros de quem pretende sair do sedentarismo é estabelecer metas irreais para alcançar resultados quase imediatos. Ao fazer isso, você ficará muito mais suscetível à frustração caso não alcance o que desejou e abandonará a nova rotina.

Ao invés de ter uma meta de eliminar 10 quilos em um único mês, por exemplo, estabeleça metas menores — e vá comemorando cada conquista, porque até mesmo a menor delas vale a comemoração. Lembre-se da fábula da lebre e da tartaruga: aos poucos, você chegará longe!

Conseguiu ter uma noção de como sair do sedentarismo? Seguindo essas dicas, você já estará um passo mais próximo do seu objetivo. Só não se esqueça de que buscar ajuda de profissionais e locais capacitados — como as boas academias — pode facilitar ainda mais a criação do hábito da prática de exercícios, porque eles conseguirão atender a todas as suas necessidades.

Gostou deste texto? Então nos siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos interessantes como este! Estamos no Facebook e no Instagram.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This