Entenda agora como melhorar a flexibilidade com yoga e quais seus benefícios!

A yoga é conhecida por ser uma atividade que melhora muito a flexibilidade. Com posturas de fácil execução, os participantes podem alongar todos os músculos com segurança, pois ao contrário dos treinos mais pesados e atividades aeróbicas, a yoga promove o alongamento de uma forma lenta e sutil.

No entanto, o aumento da flexibilidade não é o único benefício que a prática da yoga promove ao nosso corpo. A seguir, nós mostraremos como melhorar a flexibilidade com yoga e falaremos mais sobre as outras vantagens associadas à prática dessa atividade.

Quer saber mais? Então continue com a leitura!

O que é yoga?

Muitos se perguntam se a yoga pode ser considerada uma atividade física. A yoga é uma prática milenar originária na Índia e já se tornou popular no mundo inteiro. Ela consiste na união do corpo e da mente.

As posições praticadas nessa modalidade fazem, sim, muito bem ao corpo por tonificar os músculos e melhorar o alongamento. No entanto, esse não é o seu único objetivo. Por isso, a yoga não pode ser simplesmente classificada como um tipo de atividade física. Para muitos praticantes, ela se tornou uma filosofia de vida.

A yoga propõe aos praticantes uma jornada de autodescoberta. Ao conhecer seus próprios limites, as pessoas serão capazes de respeitar o seu tempo e desenvolver técnicas para superar barreiras. Praticar yoga também é uma ótima forma de reduzir o estresse e a ansiedade.

Como melhorar a flexibilidade com yoga?

Antes de mostrarmos como as posições de yoga podem melhorar a flexibilidade, precisamos explicar qual é a importância de investir em alongamento. A maioria das pessoas que frequenta academia se preocupa em fortalecer os músculos. Entretanto, somente uma pequena parte dá a devida atenção aos exercícios de alongamento.

Um corpo flexível consegue realizar movimentos com maior amplitude. A flexibilidade também ajuda o corpo a manter a postura ideal. Além disso, investir no alongamento é uma das melhores formas de prevenir e tratar algumas doenças que atingem os ligamentos.

A maioria das posições e exercícios de yoga combina força com flexibilidade e equilíbrio, portanto, você estará trabalhando o seu alongamento durante toda a aula. Nas primeiras aulas, você provavelmente não vai conseguir tocar seus pés na posição uttasana, mas com o passar do tempo, até as poses mais difíceis de realizar se tornam naturais.

Quais são os outros benefícios da prática de yoga?

Como dissemos, além do aumento da flexibilidade, a yoga promove vários outros benefícios para os praticantes. O primeiro que nós podemos citar é o fortalecimento da musculatura corporal. Assim como o pilates, a yoga promove o fortalecimento sem causar grandes impactos, o que é excelente para quem tem problemas nas costas ou nos joelhos.

Outra vantagem dessa modalidade é que ela trabalha o poder de concentração. Os participantes aprendem a dominar melhor tanto a mente quanto o corpo. Para executar cada posição, é preciso ter muita atenção com a respiração e com a postura do corpo, isso significa que os alunos não podem se distrair em nenhum momento.

Como já foi dito, a yoga é um ótimo remédio para o estresse e para a ansiedade. Um dos motivos que mais causa a compulsão alimentar é justamente a ansiedade, portanto, ao praticar yoga, as pessoas ficam mais calmas e sentem menos vontade de comer tudo o que veem pela frente. Além disso, dependendo da intensidade, os exercícios podem colaborar na queima de calorias.

Agora que você já sabe como melhorar a flexibilidade com yoga, não perca mais tempo e comece a alongar o seu corpo o quanto antes. Temos certeza que você vai se apaixonar por essa modalidade.

Gostou das nossas dicas? Está interessado em começar a fazer yoga? Então entre em contato conosco e saiba mais sobre a Academia Boa Forma.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This