Bike indoor

Bike indoor: conheça 7 principais benefícios

Pedalar sem sair do lugar pode até parecer uma atividade entediante, mas, quando preparado por profissionais capacitados, o bike indoor pode ser muito divertido, motivador e trazer uma série de benefícios para você. As aulas de spinning ou RPM (rotações por minuto) têm conquistado muitos adeptos que desejam emagrecer e tonificar pernas e glúteos.

Essa atividade simula trajetos que envolvem subidas e descidas, como se o praticante estivesse pedalando pelas ruas, em sincronia com muita música alegre e com um instrutor focado em manter o pessoal motivado.

Mas, afinal, o que torna as aulas de bike indoor tão populares? Quais os benefícios que essa atividade oferece? Continue a sua leitura e descubra já!

Para quem o bike indoor é indicado?

Esse tipo de atividade é perfeito para quem gosta de se divertir enquanto se exercita. As aulas são sempre acompanhadas de músicas animadas, instrutores alegres e até mesmo luzes coloridas. O ambiente é tão descontraído que você mal tem tempo para pensar no cansaço ou na dor física.

O bike indoor também é indicado para quem deseja perder peso rápido. Como as aulas são bastante intensas, com apenas 45 minutos de exercício, você será capaz de queimar calorias o suficiente para ajudar no emagrecimento.

Por último, é preciso reforçar que essa atividade é totalmente segura. Muitas pessoas apaixonadas por ciclismo deixam de praticá-lo por conta da falta de segurança nas ruas ou nas estradas. Por outro lado, na aula de bike indoor, os alunos ficam em um ambiente protegido, livre de poluição, dos riscos do trânsito e da violência.

Quais são os benefícios do bike indoor?

Agora, veja quais vantagens esse exercício pode proporcionar!

1. Fortalece o sistema cardiovascular e respiratório

Um dos maiores benefícios do bike indoor para a sua saúde é o fortalecimento do sistema cardiovascular e respiratório. Isso acontece porque o pedalar é um exercício muito intenso, que acelera o metabolismo, os batimentos cardíacos e aumenta a resistência.

Logo nas primeiras aulas, já é possível sentir uma melhora significativa na respiração e na forma como o coração trabalha. Isso só tende a melhorar no momento em que você consegue aumentar a frequência e a intensidade do exercício.

2. Enrijece a musculatura das pernas e dos glúteos

Ao pedalar, os músculos mais trabalhados são os das pernas e dos glúteos. Na aula de spinning, as subidas e descidas são simuladas e seguem um ritmo acelerado e constante. Com isso, em pouco tempo, mas não com pouco esforço, é possível perceber um enrijecimento dessas musculaturas.

Se você está procurando por um exercício que, além de emagrecer, tonifique a musculatura inferior, ou buscando por uma opção de exercício aeróbico que seja capaz de agir fortalecendo a musculatura das pernas e do bumbum, encontrou a opção certa!

3. Queima calorias

Por ser uma atividade bem intensa, o bike indoor promete resultados rápidos e eficientes na luta contra as gordurinhas indesejadas. Pasme: uma aula de apenas 50 minutos de bike indoor é capaz de queimar até 800 calorias!

Além de divertida, é uma alternativa segura de exercício, já que o ciclista — adulto ou criança — não necessita prestar atenção no trânsito nem nas pessoas, podendo curtir o clima da aula e queimar muitas calorias sem preocupações.

4. Tonifica os músculos

Já falamos um pouco sobre esse assunto, mas é importante ressaltar que o bike indoor, assim como toda atividade física, estimula a musculatura e a tonifica, a partir da prática frequente e regular. Por isso, é possível emagrecer e tonificar os músculos das coxas, das panturrilhas, do bumbum e até do abdômen!

Para conseguir tonificar seus músculos, aposte nas variações de intensidade e vá aumentando a dificuldade da pedalada com as simulações de subidas e descidas. Assim, você pode trabalhar melhor diferentes cadeias musculares.

5. Alivia o estresse

O estresse é um dos grandes vilões da vida moderna. Ele é causado pelos mais diversos motivos e pode acabar com a qualidade de vida de uma pessoa. Combatê-lo é uma tarefa necessária, e a prática constante de exercícios tem se mostrado uma ótima ferramenta para isso.

Ao praticar o bike indoor, atividade que exige muito esforço físico, seu corpo libera bastante serotonina — o hormônio do prazer e do bem-estar. Ela é capaz de relaxar, aumentar a qualidade do sono e trazer mais bom humor, impactando a sua qualidade de vida. Isso previne e combate tanto o estresse quanto a depressão.

6. Causa pouco impacto

O ciclismo é uma atividade que causa pouco impacto nas articulações, e o mesmo pode ser dito do bike indoor. Na verdade, o impacto causado por ele é ainda menor, levando em consideração que o aluno não passa por relevos acidentados durante as pedaladas.

Se você tem problemas nos joelhos ou nas articulações, não tenha medo de pedalar. O emagrecimento proporcionado pelo bike indoor até mesmo ajuda a aliviar a pressão sobre as articulações.

7. Reduz os níveis de colesterol ruim

O raciocínio é bem simples: se esse tipo de treino fortalece o coração e melhora a circulação de sangue, consequentemente, os problemas com colesterol e hipertensão tendem a diminuir.

A gordura presente em certos alimentos se acumula nos vasos sanguíneos e forma plaquetas que dificultam a passagem do sangue. A boa notícia é que esse problema pode ser tratado e prevenido com a prática de atividades intensas, como o bike indoor.

Quais são os acessórios necessários para praticar bike indoor?

Você não vai precisar de muitos acessórios para poder praticar suas aulas de bike indoor. O primeiro item é o mais importante de todos: uma boa bicicleta, é claro. As bicicletas usadas nas aulas são ajustáveis, portanto, trate de deixá-la na altura ideal para o seu tamanho.

O correto é que o banco esteja na altura do seu quadril e, ao sentar, seus joelhos não podem ficar completamente estendidos nem muito dobrados. Se você não souber ajustar a bicicleta, peça ajuda ao instrutor.

Para as aulas de bike indoor, você vai precisar mais do que um tênis comum de academia. O mais indicado para as aulas de spinning, por exemplo, é usar sapatilhas próprias de ciclismo, para que os movimentos possam ser feitos com mais intensidade. Por último, mas não menos importante, os instrutores sempre recomendam que os alunos levem uma toalha e uma garrafinha de água para as aulas.

As atividades de bike indoor praticamente não têm contraindicações, mas você deve consultar o seu médico antes de praticar qualquer tipo de atividade física, principalmente se já tiver algum problema de saúde. Com todas as precauções possíveis, temos certeza de que você vai conseguir aproveitar ao máximo as aulas!

Gostou do texto? Achou as dicas interessantes? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer os benefícios do bike indoor!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This