6 ideias de atividades físicas entre pai e filho

Os benefícios da prática de atividades físicas entre pai e filho para a saúde são incomparáveis. A possibilidade de passar mais tempo juntos, trocar ideias, superar desafios e fortalecer os laços afetivos tornam os exercícios físicos para crianças ainda mais especiais.

Nesse contexto, vamos apresentar seis sugestões de atividades para fazer em casa durante a quarentena. Veja, então, como aproveitar a proximidade do Dia dos Pais para dedicar mais tempo aos filhos e, de forma criativa e lúdica, melhorar as relações familiares. Boa leitura!

1. Andar de bicicleta

Também considerada uma das mais importantes atividades aeróbicas, essa é uma ótima opção para se exercitar com os filhos pequenos ou adolescentes. Se você tem um quintal espaçoso ou reside em um condomínio com área de lazer, andar de bicicleta é uma forma de manter as atividades físicas mesmo sem sair de casa.

2. Jogar videogames de dança

Jogar videogames com dança é um exercício que ajuda a melhorar a postura, o equilíbrio e a coordenação motora da criança. Além das risadas garantidas, dançar em casa possibilita balançar o corpo livremente, pular, cantar e se divertir com os filhos alegremente.

Deixe que a criança escolha as músicas preferidas e aproveite o momento para se conectar por meio de uma das mais melhores atividades físicas entre pai e filho. Além de promover um clima divertido, dançar melhora o bem-estar mental, emocional e físico.

3. Natação

Nadar ao lado dos pais deixa a criança mais autoconfiante e segura, o que influencia bastante o fortalecimento da afetividade entre eles. A natação auxilia o desenvolvimento neuromotor da criança, estimula a função dos músculos respiratórios e fortalece as articulações. Além disso, é um exercício ideal para proporcionar momentos de interação entre pais e filhos.

4. Corrida com obstáculos

Devido à recomendação de permanecer em casa para se manter seguro contra a pandemia de COVID-19, a corrida com obstáculos torna-se uma excelente opção. Porém, é preciso ter atenção e cuidado para evitar incidentes: utilize almofadas, travesseiros empilhados e objetos que sejam seguros. Use a criatividade e aproveite a ocasião para se exercitar em casa de um modo saudável e divertido.

5. Yoga

Nesta pandemia, o excesso de informações e de tecnologia deixa as crianças estressadas e ansiosas. A yoga pode restaurar a tranquilidade e promover uma conexão mais harmônica entre adultos e crianças. Fazer yoga é uma oportunidade de alongar o corpo, acalmar a mente e promover a sinergia necessária para a melhoria das relações familiares.

6. Esportes com bola

Praticar esportes com bola é uma das melhores atividades físicas entre pai e filho. Deixe que a criança escolha entre futebol, vôlei, basquete, tênis, frescobol ou o que ela gostar mais. Com um pouco de criatividade, é possível fazer adaptações para brincar no quintal, na sacada ou mesmo dentro de casa.

As atividades físicas entre pai e filho auxiliam em diferentes aspectos da saúde física, mental e emocional. Mesmo na pandemia, é possível otimizar o tempo para relaxar e fortalecer as relações familiares. Aproveite, pois esta é uma oportunidade para se dedicar à família e interagir positivamente com os filhos.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também possam acompanhar nossas publicações!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This