3 alimentos ricos em fibras

3 alimentos ricos em fibras para incluir na sua alimentação já

Você já deve ter ouvido falar que é importante comer muitas fibras para uma alimentação saudável, mas você entende o porquê disso? Elas são carboidratos não digeríveis que ajudam o sistema digestivo. Isso significa que consumir alimentos ricos em fibras melhora o “trânsito” intestinal.

Neste texto, vamos explicar melhor sobre a importância das fibras na alimentação e como aumentar seu consumo. Se você achou interessante, acompanhe-nos na leitura do texto!

Qual a importância das fibras para a saúde?

Como já falamos, as fibras garantem um bom funcionamento intestinal. Por não serem digeridas, elas ajudam na formação do bolo fecal, diminuindo o tempo de permanência dele no intestino grosso. Isso evita a proliferação de bactérias e o endurecimento do bolo fecal.

Outros benefícios incluem melhora na imunidade, ajudam na prevenção de doenças crônicas, da depressão e ansiedade, no controle glicêmico e aumentam a saciedade, favorecendo o emagrecimento.

Quais são os alimentos ricos em fibras?

Agora que você já entendeu a importância das fibras na alimentação, vamos ver quais são os alimentos que aumentarão seu consumo. É importante frisar que, junto com o consumo de fibras, é essencial beber água. Sem a hidratação adequada, elas podem causar a constipação, que é justamente o que queremos evitar.

1. Verduras, legumes e folhas

Os vegetais folhosos, os legumes e as frutas com casca são as maiores fontes de fibras. Elas estão presentes em folhas, talos, cascas e bagaço de frutas. Por isso, ao comer uma maçã, por exemplo, tente ingerir a casca. Dê preferência para comer a fruta, não o suco. Se fizer o suco, tome-o não coado.

As fibras encontradas nesses alimentos geralmente são insolúveis. Isso significa que elas não são solúveis em água. Por isso, elas dão sensação de saciedade e ajudam a reduzir o apetite. Elas funcionam como um laxante natural, estimulando o funcionamento do intestino, sem destruir a flora intestinal.

2. Grãos e cereais integrais

Os cereais integrais e os grãos são outra grande fonte de fibra. A mais conhecida é a aveia, mas a farinha de centeio integral e a pipoca ganham dela em relação à quantidade de fibras: são 15,5 e 14,3 gramas, respectivamente, contra 9,1 gramas a cada 100 gramas do alimento.

Nesse grupos, são encontradas fibras solúveis, como aveia, cevada e milho, e outras insolúveis, como trigo, arroz e feijão. As fibras solúveis também ajudam a controlar a saciedade, o apetite e a glicemia, além de contribuírem para a formação da flora intestinal.

3. Castanhas e sementes

Muita gente sabe que as castanhas são fonte de gordura boa e fazem bem para a saúde, mas não sabe que elas também são fontes de fibras. Elas possuem as fibras solúveis que, além dos benefícios que já vimos, ajudam no controle do colesterol LDL, que é o ruim, e protegem contra doenças do coração.

Sementes, como chia, linhaça, abóbora e girassol, são excelentes fontes de fibras também. Todavia, elas podem ser consumidas nas saladas, com frutas, caldos e muito mais. Portanto trazem diversos benefícios para a saúde e acrescentam textura aos pratos, tornando-os mais interessantes e atrativos.

Benefícios dos alimentos ricos em fibras

Como podemos ver, as opções de alimentos ricos em fibras são inúmeras. Afinal, elas passam por todos os grupos alimentares, o que garante uma variedade de nutrientes e vitaminas, melhorando a saúde e qualidade de vida. Se você tiver dúvidas sobre a quantidade de fibras que deve comer e como consumi-las ao longo do dia, converse com um especialista. Portanto o auxílio de um nutricionista é muito importante para ter uma alimentação balanceada.

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite para entender mais sobre o papel do nutricionista e a importância de uma avaliação nutricional!

Siga-nos no Facebook!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

26 Comentários

    ivermectin 6mg – ivermectin 12 mg generic ivermectin

    ivermectin malaria – ivermectin to treat covid ivermectin 1 cream

    buy stromectol 6mg – ivermectin 5 mg stromectol 6mg online

    how much is plavix 75 mg – generic plavix cost clopidogrel gel

    herbs for ed – the red pill handbook 2nd ed over the counter erectile dysfunction pills

    over the counter ed pills in canada – ed treatment drugs ebay ed pills

    wanneer sildenafil gebruiken – wat kost sildenafil wat doet viagra

    viagra precios – alternativas al viagra viagra o similares

    bactrim for sale – babactr.com bactrim pills for sale

    blue chew cialis – buy cialis professional cheap discount cialis no prescription

    cialis otc uk – canadian pharmacy cialis super active buy cialis daily use online

    best price for duloxetine 60mg – duloxetine 100mg duloxetine 40 mg price

    cost levothyroxine – where to buy prescription synthroid levothyroxine 0.5 mg

    generic amoxil 250mg – amoxicillin 500mg capsules generic amoxil

    vardenafil free trial offerbuy vardenafil – generic vardenafil coupon cheap vardenafil

    buy brand vardenafil online – vardenafil 20mg penny vardenafil generic

    generic drugs – canadian drug pharmacy pharmacy canadian

    generic tadalafil in us – buy cialis 5mg uk medical pharmacy west

    sildenafil female – viagra sale sildenafil mexico price

    levitra 20 mg – buy vardenafil usa low cost generic vardenafil

    ivermectin ireland – ivermectin ivermectin purchase

    sildenafil for daily use – real viagra without prescription viagra to buy

    where can i buy viagra over the counter https://viagrabng.com/# п»їviagra pills

    where can i buy viagra over the counter http://viagrabng.com/# viagra online usa

    tadalafil 10 mg online – canadian pharmacy world order tadalafil 20mg

    doxycycline 50 mg generic doxycycline – doxylin

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This