Sem Categoria

Vantagens das Piscinas Salinizadas

piscina-586x331
Escrito por Academia Boa Forma

1- Todo e qualquer cloro adicionado à água (cloro granulado, cloro estabilizado, cloro líquido, cloro gasoso etc) reage e decompõe em sal. Dessa forma toda piscina tratada com cloro contém, em maior ou menor grau, sal (cloreto) dissolvido na água. Conseqüentemente piscinas tratadas com cloro são a rigor, “salinizadas”.

2- Piscinas tratadas com cloro da forma tradicional têm, ás vezes, um teor salino superior á faixa de operação normal requerida pelos clorificadores salinos (3,0 a 4,5g/L de NaCl). Não é raro encontrar piscinas tratadas com cloro líquido apresentando teores salinos superiores a 5 g/L!

Piscinas de uso coletivo, usadas de forma intensiva, normalmente têm mais de 1 g/L de sais dissolvidos .

3- O mar contém aproximadamente 30g/L de sais dissolvidos.A lágrima humana contém cerca de 8 g/L. O líquido amniótico, em meio ao qual se desenvolve o feto humano ( trata-se da 1ª. piscina de todo ser hgumano !) também contém cerxa de 8 g/L de sais dissolvidos. A maioria dos fluidos presentes no organismo humano contém essa concentração de sais (8 g/L) .Por essa razão o soro intravenoso e as bebidas formuladas para atletas como ” Gatorade ” contém cerca de 8 g/L de sais dissolvidos (concentração isotônica).

4- Piscinas com uma salinidade em torno e 8 g/L (0,8%) são as ideais .Nesse caso o organismo humano adapta-se melhor por encontrar-se em um meio líquido cuja salinidade é semelhante á dos próprios fluidos orgânicos. A pressão osmótica que normalmente age sobre a menbrana ocular é, nesse caso, praticamente anulada trazendo maior conforto aos banhistas. Ademais, em caso de afogamento, a ingestão de água salinizada provoca menos danos/seqüelas nos tecidos pulmonares .

5- No processo Aquamaid (clorificados salinos) o tratamento da água é exclusivamente feito com base no sal de cozinha comum (cloreto de sódio) prescindindo completamente de produtos químicos comuns como : hipoclorito de sódio (cloro líquido), hipoclorito de cálcio (cloro granulado tradicional), dicloro-isocianurato de sódio (cloro estabilizado) algicidas etc .

6- Os clorificadores salinos livram as piscinas dos contaminantes presentes nas formulações dos produtos químicos comuns (soda cáustica, cal etc ).Além disso, os clorificadores removem os metais (ferro, manganês, cobre, cálcio etc. ) dissolvidos na água tornando-a mais límpida e saudavél .

7- O processo Aquamaid permite eliminar problemas com irritações e inflamações de olhos, ouvidos, pele e vias respiratórias, comuns em piscinas tratadas da forma convencional.As pessoas sensíveis e alérgicas (portadoras de rinite, asma etc.) são particularmente beneficiadas com o processo Aquamaid .

8- O processo Aquamaid imprime um elevado teor de cloro na água que circula através de suas células de eletrólise.Esse fato promove uma destruição mais eficaz d substâncias e microorganismos nocivos à saúde eventualmente presentes a água como : urina, suor, secreções buco-nasais, oleosidade, cosméticos, bactérias, vírus, fungos, algas etc.

9- O processo Aquamaid permite tratar a piscina de forma contínua e estável, sem altos e baixos de cloro.

Qualidade e cuidado com você e sua família

Célula

A durabilidade da célula está relacionada diretamente à :

Concentração de sal na piscina

A salinidade deve estar sempre superior a 4 gramas por litro de água.Para o sistema Aquamaid, quanto maior a salinidade, maior a durabilidade da célula e maior a sua capacidade de produção. Operar com baixa sainidade,mesmo que por poucas horas, abrevia irrversilmente a vida da célula.

A qualquer momento e sem custo algum o cliente pode nos enviar via correio uma amostra de água da piscina para medição da salinidade.

Limpeza da Célula

Trabalhar  com célula entupida de cálcio é tão danoso para as placas quanto operá-las com baixa salinidade (e pode causar golpes de aríete).A limpeza da célula deve ser feita sempre que houver formação branca entre as placas.

A limpeza da célula é feita  com uma solução ácida (nunca utilzando uma ferramenta metálica). Em nossa oficina utilizamos ácido nítrico, devido á sua ação rápida.Caso tenham dificuldade em encontrar esse produto, pode-se utilizar ácido muriático (clorídrico)

Alguns cuidados devem ser tomados manuseio de ácido, especialmente em relação á utilização de óculos e ao posicionamento do reservatório da solução ácida, que não deve ser esquecido embaixo de painéis elétricos .

A operação de limpeza a célula deve ser rápida (no máximo 10 minutos). Após alguns minutos e contato com o ácido, caso a reação efervescente tenha se reduzido muito e a célula continue suja, aumente a concentração de ácido . A concentração de ácido utilizada deve ser feita de maneira que a céliula não fique muito tempo exposta ao ácido fraco .

Corrente de Trabalho

Apesar de uma célula nova alcançar mais de 25 ampéres, a mesma deve operar em no máximo 25 ampéres.A vida útil da célula é prolongada operando com amperagem mais baixa (folga de produção)

Sobre o autor

Academia Boa Forma

2 comentários

Deixar comentário.

Share This
Navegação