Exercícios Físicos

Triathlon indoor: conheça essa modalidade de treino

triathlon-indoor-conheca-essa-modalidade-de-treino.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Nadar, pedalar e correr — o triathlon coloca o corpo todo para mexer e oferece um dos treinos mais completos do mundo esportivo, com inúmeros benefícios físicos, fisiológicos e também psicológicos aos praticantes. O problema é que, como se já não fossem obstáculos suficientes ter que encarar natação, corrida e pedalada de uma vez só, as condições públicas de treino muitas vezes não são as ideais. Se ao ar livre fica complicado, então qual a solução? Isso mesmo: o triathlon indoor!

Prática que vem ganhando cada vez mais força nas academias nacionais e internacionais, o triathlon indoor traz uma proposta diferente e aparece como alternativa ao treino ao ar livre, subordinado às faltas de segurança, conveniência e estrutura dos locais abertos. Pedalar, correr e nadar em estruturas cobertas oferece uma série de vantagens para os atletas:

  • conforto, praticidade, conveniência e segurança ao triatleta;

  • proximidade das instalações e otimização do tempo de treino, focando em atingir a maior eficácia possível;

  • independência de adversidades climáticas, como chuva e sol escaldante;

  • fuga dos obstáculos externos ao treino, como buracos, desníveis e trânsito.

Como praticar?

Descubra abaixo como são os treinos de cada modalidade do triathlon indoor e saiba o que é preciso para praticá-lo adequadamente:

Natação em piscina

A natação indoor não tem muito mistério: é necessário uma piscina para praticá-la. Para quem não tem acesso a uma de grandes dimensões, uma possível solução é o nado estacionário: um cabo elástico preso à cintura do nadador e a uma das bordas da piscina permite que o atleta nade sem sair do lugar.

É uma ótima forma de treinar os arranques e melhorar sua performance nas águas. Dependendo do modelo dos equipamentos, é possível graduar a carga presa ao nadador. Mas antes de nadar, lembre-se sempre da importância de uma boa alimentação pré-treino!

Pedalar sem sair do lugar

A parte de bike do triathlon indoor pode ser praticada de duas formas:

Spinning

Sabe aquela galera da academia que se junta para pedalar junto nas bicicletas ergométricas ao comando de um professor? Isso é o spinning! Nas aulas, os atletas — sempre orientados por profissionais — ajustam a velocidade, a resistência e a carga da bike de acordo com o objetivo desejado.

O treino traz bons resultados, tanto para o tiro como para a força da pedalada, e costuma ser bastante animado! Normalmente, é realizado em grupo e estimulado por uma música diferente para cada ritmo e velocidade de pedalada — de quebra, você sai do treino por dentro dos sucessos atuais que tocam nas rádios!

Rolo

O nome do equipamento é bem literal: trata-se de um suporte com três cilindros que simulam o chão e sobre o qual é possível pedalar com qualquer bicicleta. Ou seja: é realmente como se você estivesse pedalando dentro de casa e sem sair do lugar.

É muito utilizado durante o inverno em regiões muito frias, onde a temperatura e a neve impossibilitam sair de casa para pedalar — e por isso também recebe o nome de winter trainer. Os modelos vão desde os mais simples, que funcionam apenas como suporte, até os mais sofisticados, que possibilitam programar resistência e simulação de percursos.

Corrida na esteira

A velha conhecida ataca novamente: a famosa esteira. Duas de suas grandes vantagens são o menor impacto nas articulações e a mudança manual de velocidade, que ajuda o atleta a controlar o ritmo das passadas até mesmo se forem aqueles modelos mais antigos.

As mais modernas oferecem ainda mais recursos para otimizar o treino, com programas preestabelecidos e inclinações que simulam os desníveis das ruas.

Onde treinar?

Como as séries de bicicleta, corrida e natação serão praticadas todas no mesmo local, a infraestrutura do espaço é o que de mais importante deve ser levado em conta no momento da escolha — além de, é claro, contar com professores capacitados para orientá-lo. A melhor opção, portanto, é procurar uma boa academia, que, de preferência, possua um treinamento específico para triathlon.

Quer continuar arrebentando na academia e nos esportes? Então fique ligado no nosso Facebook, Instagram e Youtube para acompanhar todas as melhores dicas de como tirar o máximo de resultado dos seus treinos!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação