Exercícios Físicos

Treino HIIT: o que é e 4 benefícios

treino-hiit-o-que-e-e-4-beneficios.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

O treino HIIT já é bastante praticado em diversos países e está ganhando cada vez mais espaço no Brasil, especialmente nos grandes centros urbanos. A sigla é a abreviação para High Intensity Interval Training, que, em uma tradução livre, significa algo como treino intervalado de alta intensidade.

O segredo do sucesso se dá por uma série de fatores, mas o fato é que os excelentes resultados, associados a um treinamento dinâmico — e que funciona mesmo com pouca disponibilidade de tempo — são uma combinação poderosa. Confira o post de hoje e veja algumas de suas vantagens.

1. Exige um menor número de exercícios

O treino HIIT permite que você atinja um nível de desempenho impressionante, mesmo realizando um número menor de exercícios. O seu conceito, que demanda a realização da atividade no seu máximo por um determinado período de tempo, seguido de um “intervalo” com menos intensidade, confere muito mais dinâmica na sua série.

É possível fazê-lo mesmo em apenas 4 a 30 minutos e, ainda assim conquistar resultados ainda mais consistentes do que por meio das metodologias tradicionais. Em dias corridos como os de hoje, isso possibilita que você faça o treino HIIT no seu horário de almoço ou durante aquela pausa entre um compromisso e outro.

2. Queima mais gordura

Outra vantagem do treino HIIT que tem feito com que os olhares se voltem para essa metodologia é o fato dele queimar mais gordura. Durante um treinamento intervalado de alta intensidade você fica ofegante e com aquela sensação de que o coração vai sair pela boca, não é verdade?

E é nesse estado que o seu organismo consome mais ácidos graxos, limando aqueles quilos indesejados a mais. Isso ocorre por conta do excesso de consumo de oxigênio após o exercício, chamado de EPOC, bem como pelo aumento da taxa de metabolismo de repouso, que permite que você queime calorias por até 48 horas.

3. Controla o nível de açúcar

O treino HIIT também ajuda o organismo a controlar os níveis de açúcar circulantes no sangue, melhorando a sensibilidade à insulina do praticante e, consequentemente, prevenindo o surgimento do diabetes, um dos grandes males gerados pelo estilo de vida sedentário da sociedade moderna.

Em linhas gerais, qualquer exercício já contribuiria para isso, pois melhora o funcionamento do corpo e reduz as chances de obesidade, que tem forte relação com essa doença.

No entanto, estudos mostraram que mesmo após apenas 2 semanas praticando treinos intervalados de alta intensidade, a sensibilidade a insulina foi melhorada em 23%.

4. Trabalha o coração

Por fim, ao praticar um treinamento intervalado de alta intensidade você vai trabalhar o seu coração e melhorar a sua saúde cardiovascular. Isso ocorre porque você continua em atividade mesmo durante a pausa, o que acaba mantendo os seus batimentos elevados e tornando esse um exercício também aeróbico.

Os músculos cardíacos e os próprios vasos sanguíneo vão respondendo melhor a esse estímulo e sofrendo adaptações vantajosas, deixando seu organismo mais forte e preparado.

Entretanto, se você é sedentário ou não está acostumado a grandes volumes de atividades, é fundamental contar com a ajuda de um profissional e começar devagar.

E então, gostou de conhecer os benefícios do treino HIIT? Deixe a sua opinião aqui no blog!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação