Treinamento funcional x musculação: qual deles escolher?

Treinamento funcional x musculação: qual é a modalidade mais indicada pra mim? Eles “servem” para a mesma coisa? Com tantas opções de exercícios, às vezes fica difícil escolher a melhor opção. Por isso, essas perguntas são tão comuns na cabeça de quem quer começar a treinar ou acrescentar um novo treino na rotina.

Se você também tem essas dúvidas, não precisa se preocupar. Neste texto, você vai entender de que maneira essas modalidades funcionam e como escolher a melhor alternativa! Boa leitura.

Conheça mais sobre a musculação

A musculação é uma modalidade feita com aparelhos, pesos livres — como caneleira e halteres — e até mesmo com o peso do próprio corpo. Os treinos são estruturados, com número de séries e repetições, e os exercícios predefinidos. Com isso, o praticante sabe exatamente o que vai fazer e por quanto tempo essa ficha de treino durará. Alguns gostam dessa rotina, enquanto outros acham tudo monótono.

Os exercícios podem ser multiarticulares — que trabalham mais de um grupo muscular, como o supino e o agachamento — ou isolados. Essa possibilidade permite que os objetivos, como a hipertrofia e o ganho de força, sejam atingidos de maneira mais fácil.

Conheça mais sobre o treinamento funcional

Por outro lado, o treinamento funcional é uma modalidade mais livre. Ele é feito com acessórios, pesos livres e, também, com o peso do próprio corpo. Em alguns locais, são utilizados aparelhos próprios para o funcional, mas isso não é uma exigência da modalidade. Um dos grandes benefícios é que ele pode ser feito em qualquer lugar, na academia, na praia ou na praça, por exemplo.

Os treinos são dinâmicos, combinando exercícios de força, potência, equilíbrio e aeróbicos. Como cada treino é único, os alunos não costumam saber quais exercícios serão feitos no dia. O treinamento funcional se baseia no movimento humano, como agachar, correr, empurrar, puxar e pular. Por isso, os exercícios são multiarticulares, trabalhando vários músculos ao mesmo tempo.

Treinamento funcional x musculação: entenda as diferenças

Após entender melhor sobre cada uma das modalidades, fica mais fácil escolher entre o treinamento funcional e a musculação. O ponto de definição é o seu objetivo e gosto pessoal.

Se você quer ganhar massa magra ou aumentar a força, o ideal é a musculação. A rotina de treinos e a programação deles é essencial para atingir esses objetivos. Além disso, o controle de carga e o volume do treino precisam ser feitos de maneira objetiva, por meio de números e cálculos.

Por outro lado, se seu objetivo é emagrecer ou melhorar o condicionamento físico de uma forma geral, o treinamento funcional é o mais indicado. Os treinos são variados, combinando diferentes tipos de exercícios e habilidades.

Outro ponto a ser analisado é o seu gosto. Você deve experimentar as duas modalidades e ver com qual delas se identifica mais, para garantir que o momento do treino seja prazeroso. Além disso, o fato de uma modalidade ser mais indicada para determinado objetivo não é um fator restritivo. É possível emagrecer fazendo musculação e ganhar massa magra no funcional. Tudo depende da qualidade do seu treino e da sua alimentação.

Agora que você já conhece as diferenças e as características de cada modalidade, saiba que não é preciso escolher entre treinamento funcional x musculação. Você pode até mesmo combinar os dois tipos de treino! O mais importante é buscar uma academia especializada, com equipe técnica qualificada e uma estrutura necessária para atender suas necessidades, como a Academia Boa Forma.

Se você se interessou pelas modalidades e quer começar a treinar, entre em contato conosco. Vamos encontrar a melhor opção para a sua necessidade e objetivo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This