Exercícios Físicos

Será que hidroginástica emagrece? Tire suas dúvidas agora!

sera-que-hidroginastica-emagrece-tire-suas-duvidas-agora.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

A hidroginástica é um exercício aeróbico de baixo impacto e, por isso, é recomendado para pessoas de todas as idades, ainda que haja restrições físicas. As vantagens para a saúde são muitas, como o fortalecimento do sistema imunológico, a tonificação dos músculos, a melhora da respiração, o relaxamento e o melhor: a hidroginástica emagrece!

Confira a seguir todos os benefícios dessa prática, entenda como ela promove o emagrecimento e saiba por onde começar.

Hidroginástica emagrece

Pode acreditar, a atividade queima 6 calorias a cada minuto, ou seja, em uma hora de aula é possível queimar aproximadamente 400 calorias. Isso ocorre porque os exercícios realizados na água são mais puxados, embora aparentem o contrário.

O peso da água é cerca de 12 vezes maior que o peso do ar e, ao mesmo tempo, o corpo humano fica mais leve dentro da piscina. Essa combinação proporciona o ambiente ideal para uma atividade física eficaz e segura. Assim, é possível emagrecer com segurança.  

Ao pratica hidroginástica três vezes por semana, é possível observar mudanças na balança e no espelho em cerca de três meses. Para ampliar os resultados e aumentar a qualidade de vida, é importante também cuidar do sono e apostar na alimentação saudável

Benefícios

Os exercícios liberam hormônios essenciais para a sensação de bem-estar, como serotonina, dopamina e adrenalina. Ou seja, a hidroginástica ajuda a melhorar o humor e a evitar condições como estresse, depressão e ansiedade.

Devido ao baixo impacto nas articulações, essa atividade permite desenvolver maior flexibilidade e elasticidade de forma segura. A resistência física também aumenta e logo o praticante observa que possui mais fôlego no dia a dia e que o organismo está mais resistente às doenças.

O contato com a água, a música animada e a troca de experiências com os colegas de aula são fatores que ampliam o relaxamento de quem pratica esse exercício. Assim, é possível sair da aula com as energias renovadas para começar bem o dia.

Contraindicações

O baixo impacto dessa atividade aeróbica, aliado ao efeito terapêutico da água, criam um exercício universal, sem contraindicações específicas. Por isso, a hidroginástica é ideal para todos, inclusive idosos, pessoas com obesidade, gestantes  e atletas que se recuperam de uma lesão.

No entanto, vale destacar que é preciso respeitar os limites do próprio corpo e cada pessoa deve seguir o seu ritmo. Antes de começar, faça uma avaliação física completa e procure a opinião de profissionais especializados.

Acompanhamento

Como destacado no item anterior, toda prática física demanda acompanhamento profissional para evitar riscos. Por isso, o primeiro passo é procurar um médico e avaliar as condições da sua saúde.

Além disso, é importante que as aulas sejam conduzidas por um educador físico experiente e sempre atento às necessidades individuais de cada aluno da turma. Com o acompanhamento frequente de um médico e de um bom professor, a hidroginástica trará apenas benefícios para a sua rotina.

E você, já sabia que a hidroginástica emagrece? Já é praticante e quer compartilhar a sua experiência? Então comente abaixo suas opiniões, dúvidas e histórias. 

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação