Alimentação

Saiba quais são os efeitos do álcool no organismo e no seu treino

saiba-quais-sao-os-efeitos-do-alcool-no-organismo-e-no-seu-treino.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Os efeitos do álcool no organismo podem até parecer agradáveis no início, mas depois se convertem em cansaço, câimbras e indisposição. E se for irresistível tomar aquele chopp no final de semana com os amigos, fique atento, pois o consumo de bebida alcoólica prejudica o treino sim!

E para ajudá-lo a ficar por dentro do assunto, continue lendo este artigo, pois vamos falar sobre como beber uma cervejinha pode afetar seu treino e sua saúde. Confira!

Influências do álcool no organismo

Se não houver exagero, seu consumo não chega a ser prejudicial para a saúde. Segundo o fisiologista Marcelo Leitão, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), a ingestão diária não pode ser maior que duas doses.

Se for superior a isso, há exagero e o organismo começa a sofrer consequências negativas. Em pessoas que praticam atividades físicas, essas consequências vão, além de atrapalhar em uma série de processos fisiológicos, interferir nos resultados dos treinos.

Como o álcool afeta o treino

O álcool desgasta o organismo e sua ingestão, principalmente em excesso, compromete a disposição para exercícios físicos. O principal e mais conhecido malefício é a falta de hidratação. E, para quem se exercita, ela é fundamental para ter um bom desempenho.

Veja abaixo quais os principais sintomas do excesso de bebida alcoólica e porque ele afeta os seus resultados.

Desidratação

Quem faz atividade física, principalmente musculação, sabe que a água tem grande importância na construção muscular, por isso a falta dela pode colocar todo seu esforço a perder.

Além disso, os rins precisam filtrar muita água para quebrar as moléculas de álcool. Então, se você bebeu mais do que deveria, compense aumentando a quantidade de líquidos durante os treinos.

Perda de vitaminas e minerais

Beber muito vai ocasionar a perda de várias vitaminas e minerais, dentre elas podemos citar: vitaminas do complexo B, A e C, além dos minerais zinco, cálcio e fósforo.  

Como é quase impossível adquirir massa muscular com deficiência dessas vitaminas, o melhor mesmo é evitar.

Acúmulo de gorduras

Não é novidade que a bebida alcoólica costuma ser bem calórica. Então, além de todas as consequências já mencionadas, promove o aumento de peso, já que o corpo demora mais para consumir as gorduras armazenadas.

Diminuição de testosterona

O nível de testosterona livre no sangue é um dos fatores que determinam a quantidade de massa muscular que uma pessoa pode ganhar. E o álcool diminui a presença desse hormônio, que é tão importante na construção dos músculos.

Como deu para perceber, nem sempre vale a pena interferir no treino e encarar aquela farra nos finais de semana. Além dos efeitos mostrados nesse texto, a bebida alcoólica pode causar cansaço, dor de cabeça e ainda aumenta o risco de lesões.

E, para se recuperar e ficar novinho em folha para continuar a malhação, adote uma alimentação saudável (rica em vitaminas, minerais e proteínas) e beba muito líquidos (água, sucos e frutas).

E então, este conteúdo ajudou a saber quais os efeitos do álcool no organismo? Para ficar por dentro das novidades e não perder nossas atualizações, siga-nos nas redes sociais — Facebook, Instagram e Youtube.

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação