Exercícios Físicos

Saiba como o treino “cardio” fará você emagrecer com saúde

saiba-como-o-treino-cardio-fara-voce-emagrecer-com-saude.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Assim como fazer uma reeducação alimentar, escolher certas estratégias de exercícios também contribui para o processo de emagrecimento. O treino “cardio” é uma das atividades físicas mais recomendadas para quem deseja emagrecer e eliminar a gordura corporal.

Contudo, há uma grande diversidade de treinos que podem gerar algumas dúvidas e, para decidir qual é o melhor para os seus objetivos, o ideal é se informar sobre os seus benefícios específicos. Confira a seguir como o HIIT, um tipo de treino cardiovascular pode ajudar você a emagrecer sem afetar a sua saúde.

HIIT

O método HIIT (High Intensity Interval Training), também conhecido como TAII (Treinamento de Alta Instensidade Intermitente), consiste em uma estratégia de treinos intervalados que intercala períodos de exercícios anaeróbicos intensos durante um tempo reduzido, como aproximadamente 20 minutos.

Sua condição básica é fazer um treino de esforço máximo por um período curto e depois uma recuperação ativa. Dentre as grandes vantagens desse tipo de atividade é o aumento da resistência  física e da capacidade atlética, além da sua eficácia para a queima de gordura.

Isso acontece pois o treino intervalado possibilita a liberação de ácidos graxos para o sangue, aumentando os níveis de HGH, hormônio que permite a queima de gordura e não dos músculos.

Treino “cardio” + musculação

Outra dúvida recorrente é sobre combinar a musculação com o treino cardio e o melhor momento para fazer cada um. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Tsukuba apontou que fazer o “cardio” depois do treino de musculação faz queimar mais gordura.

Tal fato se deve à liberação de adrenalina e noradrenalina durante a musculação, forçando o conteúdo das células adiposas para o sangue, assim como do hormônio do crescimento, responsável pela recuperação do tecido muscular e perda de gordura.

Tipos de treinos

Escolher um treino agradável pode fazer toda a diferença para manter uma rotina frequente de exercícios físicos. Você pode começar com sprint ou circuitos, por exemplo.

Sprint

O sprint é a maior velocidade atingida em uma corrida e pode ser feito ao ar livre ou na esteira. Com um espaço de aproximadamente 10 metros dá para treinar o aumento do número de sprints ou “tiros” durante esse percurso, sempre com períodos de recuperação.

O sprint também pode ser realizado em equipamentos como bicicleta, escada, transport, entre outros – basta seguir a mesma lógica.

Circuito

No treino circuitado você deve alternar cerca de 10 exercícios que utilizem o próprio peso do corpo ou cargas externas como halteres, aparelhos de musculação, etc. Realizando 2 ou 3 séries de cada um durante 1 minuto e descansando por 30 segundos nos intervalos entres eles.

Com o tempo e a resistência adquirida é possível diminuir o tempo de descanso e aumentar os exercícios, queimando mais gordura e definindo melhor o seu corpo.

Por fim, uma boa dica é variar os exercícios, adaptando os treinos para manter sempre a motivação em alta! Praticar atividades físicas é fundamental e o acompanhamento de um profissional especializado ajuda você a atingir seus objetivos de maneira mais rápida e saudável. 

Se você gostou desse post e deseja permanecer atualizado sobre o assunto, assine já a nossa newsletter!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

2 comentários

Deixar comentário.

Share This
Navegação