Exercícios Físicos

Quer aumentar sua expectativa de vida? Veja 5 cuidados

quer-aumentar-sua-expectativa-de-vida-veja-5-cuidados.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

A crescente onda tecnológica nos permite viver cada vez mais. Estudos recentes demonstram que a expectativa de vida tanto no Brasil quanto no mundo cresce ano após ano. No entanto, de nada adianta viver mais se não houver qualidade nesse tempo conquistado, não é mesmo?

Por isso é gradual a preocupação com saúde, para que esse aumento de expectativa de vida seja aproveitado da melhor forma possível, principalmente pelo público da terceira idade. A seguir, mostraremos alguns cuidados que auxiliam de maneira positiva nessa questão. Confira!

Como aumentar sua expectativa de vida

Adotar determinados cuidados é uma estratégia fundamental para quem quer alcançar esse objetivo. Separamos cinco bem fáceis e que realmente dão resultados:

1. Consulte-se regularmente com um médico de sua confiança

Eis aqui uma das práticas essenciais para quem busca aumento de expectativa de vida aliada à qualidade. Afinal, ninguém melhor do que um médico para atestar que sua saúde está bem ou se existe algum tipo de problema que pode ser resolvido. O ideal é que você faça isso semestralmente, ou seja, cerca de duas vezes por ano.

2. Alimente-se de maneira adequada

Esse é outro cuidado que você deve levar em consideração. Nos dias atuais, com o tanto de produtos alimentícios industrializados que também são maléficos à saúde, é muito importante adotar uma alimentação saudável.

Nesse sentido, você pode incorporar algumas mudanças no seu dia a dia. Entre elas: trocar doces por frutas; ingerir vegetais folhosos e legumes; e evitar o consumo de bebidas açucaradas, como sucos prontos e refrigerantes.

3. Evite o estresse

O estresse é um dos males do mundo moderno. Passar por situações estressantes gera alterações hormonais que são totalmente lesivas à saúde. Algumas ideias simples, mas realmente eficazes para evitar esse problema, são: respirar fundo durante uma conversa no trabalho e ouvir sua banda favorita enquanto o trânsito está parado. Faça o teste!

4. Preze por uma boa noite de sono

É durante o sono que nosso organismo se renova. Restauração tecidual, renovação de células e liberação de determinados hormônios só ocorrem quando se tem um sono de qualidade, algo que muita gente diz não conseguir alcançar hoje em dia.

Evitar distrações na hora de dormir é fundamental para uma noite restauradora. Dessa maneira, desligar a TV, evitar mexer no celular e deixar todas as luzes do quarto apagadas são ótimas formas de conquistar uma boa noite de sono.

5. Pratique uma atividade física

Exercitar-se é fundamental para todas as pessoas, inclusive para quem está na terceira idade. Cardiologistas, reumatologistas, ortopedistas e fisioterapeutas afirmam que as atividades físicas mais benéficas à saúde são a caminhada e a natação.

A primeira possui leve impacto, o que ajuda a fixar o cálcio nos ossos, evitando fraturas e osteoporose. Já a segunda é capaz de fortalecer articulações e aumentar a capacidade dos pulmões e do coração, algo muito importante para quem tem mais de 60 anos e busca aumentar mais ainda sua expectativa de vida.

Agora, queremos saber o que você tem feito para viver mais e melhor. Deixe um comentário neste post contado para a gente.

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação