Entenda qual o melhor horário para praticar atividades físicas

Você sabe qual o melhor horário para praticar atividade física? Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para se exercitar e cuidar da saúde. E isso parece uma tarefa complicada, mas não é. Basta adequar sua rotina para conseguir encontrar o tempo ideal.

Para ajudar nessa tarefa, neste post, nós mostramos os benefícios de se exercitar durante cada período do dia. Confira!

Vantagens do treino pela manhã

Treinar logo pela manhã é ótimo para aquele tipo de pessoa que já acorda bem disposta e cheia de energia. Um dos maiores benefícios em se exercitar nesse horário é que, logo após a prática, o organismo recebe mais energia para realizar as atividades ao longo do dia e o processo de digestão dos alimentos se torna mais eficiente.

A recomendação para a prática de exercícios no horário matutino é acordar, no mínimo, uma hora antes do início das atividades. Outro ponto de preocupação é com o sol, caso seja realizada em ambientes externos. O ideal é evitar os horários de maior incidência — a recomendação de especialistas é até as 10 horas da manhã — e não se esquecer do filtro solar, mesmo nos dias mais nublados.

Vantagens do treino à tarde

Os exercícios feitos nessa parte do dia são altamente beneficiados pelos níveis de cortisol e insulina, que estão naturalmente mais elevados durante esse período. Além disso, a temperatura corporal também costuma estar mais alta, o que se torna outro grande aliado no gasto de energia.

Um dos benefícios de treinar nesse horário é que qualquer exercício pode ajudar a otimizar o ritmo cardíaco, o que afeta positivamente o sono. O ponto de atenção nos exercícios à tarde é em relação à alimentação. Se forem feitos logo após o almoço, é recomendado que a alimentação seja leve.

Vantagens em treinar à noite

Realizar qualquer tipo de atividade física na parte da noite auxilia o corpo a relaxar para conseguir ter um sono com boa qualidade. Porém, um dos principais cuidados em treinar nessa parte do dia é em relação ao intervalo entre o treino e a hora de dormir, já que é comum se sentir eufórico logo após os exercícios por conta da endorfina liberada.

Uma dica é realizá-los, no máximo, até duas horas antes do horário em que costuma ir para a cama, para que o corpo consiga desacelerar. Outro ponto de atenção é no que diz respeito ao horário máximo para realizar qualquer atividade. Não existe nenhuma regra ou tipo de proibição, mas o recomendado é que os exercícios sejam feitos até às 21h, porque é a partir daí que o corpo começa a produzir melatonina, o hormônio responsável pelo sono.

Bônus: alimentação recomendada

Além de descobrir qual o melhor horário para praticar atividade física, a alimentação é extremamente importante nesse processo. Isso porque de nada adianta fazer vários exercícios e continuar a se alimentar de forma inadequada ou prejudicial aos treinos.

Durante a manhã, o ideal é não exagerar, mas também não é recomendado fazer exercícios de estômago vazio ou comer de forma insuficiente. O ideal é pensar em um cardápio saudável, que proporcione uma boa dose de força. Para isso, é bom incluir opções de fibras, carboidratos e proteínas.

Já durante a noite, a recomendação é ingerir alimentos que forneçam energia, mas que não pesem no organismo. Incluir opções que atuem diretamente no hormônio cortisol é uma boa ideia, como arroz, castanhas, cereais integrais e chás.

Como você pode perceber, definir qual o melhor horário para praticar atividade física é algo extremamente pessoal, não há uma regra. Cada pessoa precisa buscar seu momento ideal para se exercitar e levar em conta suas necessidades pessoais e o seu tempo livre. Além disso, é preciso levar em consideração a consistência da prática e buscar ter hábitos saudáveis constantemente.

Gostou do post? Quer receber mais conteúdos tão interessantes quanto este? Então assine nossa newsletter e receba-os diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This