Exercícios Físicos

Qual a importância do sono para prática de exercícios físicos e a saúde?

qual-a-importancia-do-sono-para-pratica-de-exercicios-fisicos-e-a-saude.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Dormir bem é essencial para a saúde. Inúmeros fatores biológicos estão associados à prática de se ter um sono de qualidade que dure entre 7 a 8 horas por dia, que vão desde a perda de peso até o aumento do foco e da concentração. Não há dúvidas acerca dos benefícios quando o assunto é a importância do sono.

A importância do sono na prática de exercícios

Você sabia que uma boa noite de sono e a prática de exercício físico estão intrinsecamente ligados? Dormir bem está diretamente relacionado ao aumento da qualidade da atividade física, além de proporcionar mais disposição e bom humor para encarar o treino.

Sono e ganho de massa muscular

O rompimento das fibras musculares causados pelo estresse dos exercícios de força é o que faz os músculos crescerem, ocupando o lugar da gordura e eliminando-a. Porém, todo esse processo não acontece enquanto você está treinando, mas sim depois da prática.

Além de uma alimentação saudável, que é imprescindível para atingir o objetivo de um corpo com menos gordura, ter um bom sono também é muito importante. Durante o tempo em que dorme, o organismo fica responsável por regenerar suas células e tecidos, liberando alguns hormônios que ajudam no crescimento dos músculos, como o GH.

Sono e aumento da concentração e da energia

Noites bem dormidas também podem ditar o seu ritmo na academia no dia seguinte. Se você dorme mal, certamente não passará por todas as fases do sono, que são ideais para que você acorde completamente disposto.

Na primeira fase do sono o corpo relaxa e se prepara para a noite, reduzindo a pressão sanguínea e deixando a respiração mais leve. Durante a segunda e a terceira fases, a temperatura corporal cai e as ondas cerebrais ficam mais lentas.

É na quarta e quinta fases que o seu cérebro produzirá os hormônios, reconstituir os tecidos e regenerar as células. Nesta última etapa o cérebro também elimina toda a memória inútil do dia e armazena apenas aquelas que são necessárias. É aí que o ciclo se completa e todo o seu corpo é reabilitado por completo.

Se você não passar por algum desses ciclos durante a noite, seu corpo sente no dia seguinte, e ir para a academia parecerá mais difícil do que normalmente é.

Entretanto, é preciso prestar atenção: nem sempre dormir 7, 8 horas por dia é sinônimo de qualidade do sono.

Quantidade versus qualidade do sono

Sabemos que o descanso noturno traz benefícios ao corpo e à mente. Porém, não basta dormir as horas recomendadas se você tem um sono agitado e acorda muitas vezes à noite.

Dicas para dormir melhor

Se você tem dificuldades para dormir ou tem o sono inquieto, a hora de dormir deve ser tratada de uma forma ainda mais especial. Siga algumas dicas:

  • tome um banho quente;

  • pratique meditação e yoga para relaxar o corpo;

  • ouça música;

  • leia um livro;

  • evite telas de eletrônicos (a luz desses aparelhos fazem com que os olhos enviem uma mensagem ao cérebro de que é dia, evitando que a melatonina seja liberada no organismo).

A importância do sono em relação aos resultados que você quer conquistar na academia e também à sua qualidade de vida é primordial. Por isso, quando for dormir, prepare-se para o momento e deixe os problemas e os pensamentos fora da cama. Adquira o hábito de dormir bem e perceba como seu corpo responderá melhor aos treinos e à boa alimentação!

Você pode receber conteúdos interessantes como este em seu e-mail! Assine nossa newsletter e fique sempre ligado em nossos posts e novidades!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação