Por que praticar pilates? Entenda aqui!

Por que praticar pilates? Entenda aqui!

Perder peso, tonificar os músculos, melhorar o equilíbrio e trabalhar corpo e mente de maneira geral são alguns dos muitos benefícios de praticar pilates, uma das atividades mais completas que promove saúde e bem-estar.

Porém, mesmo sendo um método antigo, muitas pessoas não sabem o quão vantajosa é essa atividade, que vem se popularizando cada vez mais. Então, explicamos, aqui, sua origem e características. Também separamos 5 motivos por que você deve praticar pilates. Acompanhe!

O que é o pilates?

Desenvolvido no início dos anos 1900, o pilates recebeu esse nome devido ao seu criador alemão, Joseph Pilates. A prática nada mais é que um conjunto de exercícios realizados no solo ou em equipamentos específicos. Sempre enfatizando o uso do abdome, coxas, quadris e a parte inferior das costas.

A atividade visa o controle e a conexão entre o corpo e a mente, o que auxilia a recuperação de pessoas em condições patológicas e promove qualidade de vida para indivíduos saudáveis. É indicada para todas as idades, inclusive para gestantes.

Como funcionam os exercícios?

Os exercícios são, geralmente, feitos em uma ordem específica, um após o outro, por meio de movimentos que exploram o próprio peso do corpo. Eles têm nomes como: o cem, o orador e o cisne. Apesar de parecerem simples, requerem muita precisão e controle.

As aulas de pilates levam, tipicamente, de 45 minutos a 1 hora e a recomendação é de que sejam praticadas alguns dias por semana, sem contraindicações em relação à prática diária. Seu nível de intensidade é de moderado à exigente e trabalha pontos como concentração e respiração.

Por que devo praticar pilates?

Abaixo, os 5 motivos para você praticar pilates.

1. Perda de peso

O pilates ajuda na perda de gordura localizada e contribui para a tonificação dos músculos, substituindo a gordura por massa magra. Uma vez que o abdome é uma das regiões mais fortalecidas pela prática, é possível conquistar uma barriga definida se combinar a atividade com uma alimentação saudável e exercícios aeróbicos como a corrida e a natação.

2. Alívio do estresse

Muitas pessoas armazenam emoções, ansiedade e estresse no corpo, gerando má postura, apertamento e ranger de dentes, dores, espasmos musculares e até hipertensão. O pilates ajuda na metabolização dos hormônios do estresse, aliviando as tensões que se acumulam no organismo e promovendo uma rotina muito mais tranquila.

3. Promoção de autoconhecimento mental e corporal

Semelhante à yoga, durante o pilates, você se move com total atenção e intenção. Você centra sua mente e foca na respiração, no alinhamento da coluna vertebral e pélvica e concentra-se em movimentos precisos do corpo, controlando-o. A prática consiste na liberação de tensão e na união de corpo e mente, o que promove um alto grau de autoconhecimento.

4. Ganho energético

O pilates, assim como todas as formas de atividade física, fornece o benefício do aumento da energia. Quanto mais você se exercita, mais energia você tem! É simples: atividades físicas, como o pilates, favorecem a circulação e a respiração, estimulam os músculos e mantêm todo o seu corpo energizado ao liberar endorfina. Isso traz bem-estar e disposição para a execução de suas tarefas diárias.

5. Prevenção de lesões

O pilates trabalha todos os músculos em seu corpo de maneira uniforme, sem deixar algum grupo sobre ou sub treinado, mas buscando sempre o equilíbrio. Além disso, os exercícios praticados não geram o impacto que algumas atividades físicas causam.

O corpo forte e equilibrado que o pilates proporciona tem menor probabilidade de sofrer algum tipo de lesão, se comparado a um corpo desequilibrado. Tanto que o método é recomendado, muitas vezes, por ser uma ferramenta de reabilitação para prevenir e melhorar a dor nas costas sem a necessidade de medicação, por exemplo.

Praticar pilates é mais do que conquistar um corpo bonito e tonificado, é ter saúde para as tarefas diárias e uma mente muito mais tranquila. Esperamos que esse artigo te inspire a iniciar essa prática e aumentar sua qualidade de vida.

Se gostou e quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    I was very happy to discover this page. I need to to thank you
    for ones time for this fantastic read!! I definitely really
    liked every bit of it and I have you book-marked to see
    new things on your site.

    It’s not my first time to pay a visit this website, i
    am browsing this web page dailly and obtain fastidious facts from here everyday.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This