Exercícios Físicos

Pilates: por que ele ajuda na postura e redução de dores crônicas?

pilates_studio_bangkok_pilates_on_mat
Escrito por Academia Boa Forma

O Pilates é uma prática que engloba exercícios físicos e alongamentos feitos com o peso do próprio corpo ou com equipamentos especialmente desenvolvidos para o método. O objetivo é trabalhar o corpo de forma completa, incluindo respiração e mente.

Conhecido inicialmente como contrologia, o método foi desenvolvido no início do século passado por Joseph Pilates após anos de estudos e busca por mais saúde e qualidade de vida. Os resultados são surpreendentes. Confira a seguir os principais benefícios do método. Boa leitura!

Aumenta a resistência

A prática amplia a resistência física e fortalece os músculos. Com o abdômen e a coluna mais fortes, a postura melhora e as dores nas costas diminuem. Escoliose, hérnia de disco, lombalgia, ciática e outros problemas posturais podem ser tratados com Pilates.

Além disso, ao ser fortalecido, o corpo fica protegido de impactos, quedas e lesões, o que é uma grande vantagem para gestantes e idosos. 

Protege as articulações 

O Pilates protege as articulações ao diminuir o atrito entre elas: assim, acaba com a rigidez que provoca incômodos e dores. Além disso, é possível observar um aumento na densidade óssea, fator que ajuda quem sofre com osteoporose. 

Melhora a flexibilidade

Fatores como idade, individualidade biológica, temperatura do ambiente e até mesmo o horário do dia influenciam a flexibilidade. O Pilates é uma ótima opção para quem busca um corpo mais flexível de forma segura.

Isso porque o método utiliza o peso do próprio corpo ou aparelhos especialmente desenvolvidos que ajudam a evitar lesões musculares. As vantagens da flexibilidade bem desenvolvida são a redução de dores musculares, a melhora da postura, o aumento do fluxo sanguíneo, o desenvolvimento da coordenação motora e o menor risco de lesões. 

Amplia a consciência corporal

O método promove uma reeducação postural completa ao alinhar a coluna em seu estado natural. Isso ocorre por meio da prática de movimentos lentos e orientados por profissionais, de forma a ampliar a consciência corporal.

Quando toma consciência de cada movimento do corpo, o praticante de Pilates passa a observar melhor os gestos que realiza em sua rotina. Com isso, pode ajustar a coluna quando necessário e perceber dores e alterações ao primeiro sinal de desconforto.

Promove relaxamento

E esse relaxamento não ocorre apenas no momento da prática da atividade: é algo que acompanha o praticante ao longo de todos os dias. Além de relaxar fisicamente, o método permite que a mente descanse ao mesmo tempo.

Como resultado, a pessoa logo observa maior qualidade do sono, mais concentração nas tarefas da rotina e redução do estresse, que pode ser a causa de dores crônicas, como enxaqueca.

Vale destacar que o sedentarismo é uma das principais causas de problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e obesidade. Tudo isso pode ser prevenido com a prática de Pilates. 

Agora que você já conhece as vantagens do Pilates e sabe como ele atua diretamente na melhora da postura e na redução de dores crônicas, o próximo passo é começar a praticá-lo. Confira as opções de dias e horários que a Academia Boa Forma oferece.

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação