Natação

Os benefícios da natação para quem sofre com problemas respiratórios

Depositphotos_73347729_m-2015_1.jpg.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Os problemas respiratórios acometem muito frequentemente grande parte da população brasileira. A poluição emitida pelos carros e pelas fábricas, o uso de agrotóxicos nas frutas e verduras, a presença de uma série de produtos químicos usados (muitas vezes, de forma inadequada) para conservar os alimentos vêm deteriorando a saúde das pessoas.

Para amenizar o problema, muita gente acaba procurando os esportes, já que eles unem o ganho de concionamento físico ao aumento da resistência. E os benefícios da natação para aqueles que têm problemas respiratórios são inegáveis.

Se você quer encontrar mais informações relevantes sobre essa temática, continue a leitura do texto!

Benefícios da natação no tratamento de problemas respiratórios

Muitos médicos indicam a natação como parte do tratamento para quem tem doenças respiratórias. A asma, por exemplo, é bem comum e é possível mantê-la totalmente controlada com a ajuda desse esporte aquático.

O ex-nadador Fernando Scherer, mais conhecido como Xuxa, campeão mundial e olímpico de natação, deu suas primeiras braças no esporte, aos 14 anos, por ser asmático.

Em matéria do blog Saúde sem Neura, da jornalista Fabiana Grillo, Xuxa destacou: “a asma me levou a nadar todos os dias e também a levar o esporte mais a sério. Foi assim que me apaixonei pela natação e, em três anos de prática, fui campeão mundial. Aos 21 anos, fui medalhista olímpico”. 

Mas também é importante ressaltar que alguns indivíduos não se adaptam bem à natação em água clorada. Então, é muito importante escolher academias que façam um tratamento adequado na água da piscina, com um processo de salinização ou de ozônio.

Asma

Como é uma das doenças respiratórias mais comuns, é impossível não falar sobre a asma neste post. Ao contrário do que muitos pensam, o asmático tem, na realidade, dificuldade de colocar o ar para fora dos pulmões. Ou seja, ele fica com excesso de ar e acaba se asfixiando com ele, tendo a falsa impressão de que está faltando.

Os músculos abdominais (reto abdominal, transverso e oblíquo interno e externo) são os principais responsáveis pela expiração. Em regra, quando esses músculos estão fortalecidos, a tarefa de expirar se torna mais fácil.

Maria Aparecida Luciano da Silva, médica especialista em alergia e imunologia, declarou em entrevista ao Eu Atleta, da Globo.com que estudos comprovam que crianças que nadam regulamente apresentam melhora importante no quadro de asma, com menos internações hospitalares e menos crises, inclusive, com redução nas ocorrências de absenteísmo escolar”. 

Bronquite

Essa é uma patologia bastante comum em jovens e crianças. Sua característica principal é a inflamação da porção inferior da traqueia e dos brônquios, que acaba dificultando as trocas gasosas que ocorrem nos alvéolos. 

Como a natação aumenta o fluxo de ar e também ajuda a expandir a caixa torácica, as trocas de gás carbônico e oxigênio ficam mais eficazes. Isso ocorre graças ao intenso alongamento da musculatura intercostal, que abre e fecha as costelas constantemente. 

Assim como a asma, a Bronquite não pode ser curada. Portanto, a única opção é tentar manter os sintomas sob controle. E esse tratamento é absolutamente facilitado pelo nado recorrente. Para quem nada regularmente, a sensação é de que a doença simplesmente sumiu.

No início, a pessoa pode até sentir uma certa dificuldade na execução dos exercícios, mas, se persistir, os bons resultados não demoram a surgir. É um desafio que certamente vale a pena, pois o alívio nos sintomas costuma vir em pouco tempo. 

Ainda assim, pessoas com bronquite precisam fugir de ambientes com muita poeira, fumaça, cigarro, tapetes e almofadas, elementos excessivamente prejudiciais para quem tem esse problema. Se for o seu caso, evite-os sempre que puder, O.K.? 

Rinite

Considerando que aproximadamente 70% dos asmáticos também apresentam rinite alérgica, é possível considerar a natação como um tratamento dose dupla, pois a prática regular ajudará no controle de ambas as doenças. 

Sinusite

A sinusite é uma inflamação que acomete os seios da face e pode causar dores na cabeça, ouvido e no próprio rosto. Há ainda outros sintomas, como mau hálito, perda do olfato e febre. 

Como a resistência da água “força” a capacidade respiratória do nadador, também pode aliviar essas desagradáveis consequências provocadas pelos sinos inflamados. 

Outras alergias

Com uma taxa de poluição no ar cada vez mais crescente, é muito comum ver pessoas com problemas alérgicos. Em longo prazo, a natação é um excelente medicamento para sanar esses distúrbios. Além de trabalhar a respiração como um todo, o ambiente aquático aumenta a umidade do ar que entra pelas vias aéreas, minimizando o quadro alérgico.

Benefícios da natação para as pessoas em geral

Essa modalidade esportiva traz benefícios também para quem não sofre com problemas respiratórios e que estão relacionados principalmente com a melhoria da resistência do nadador.

Aumenta os volumes inspiratórios e expiratórios

Na grande maioria das vezes, não respiramos corretamente: a respiração é mais curta do que deveria ser. A natação ajuda a expandir a caixa torácica por exercitar o movimento das costelas e também muscular.

Como durante a prática é necessário ter uma respiração mais profunda, os movimentos de inspiração e expiração começam a ficar naturalmente maiores e mais longos.

Melhora o sistema cardiorrespiratório

A água é um bom vasodilatador. Isso significa que os vasos por onde o sangue passa ficam maiores, dando passagem para uma maior quantidade de fluxo.

Aos poucos, esse ciclo vai melhorando a oxigenação dos tecidos orgânicos, exercitando a musculatura cardíaca e também aumentando a eficiência das trocas gasosas entre os alvéolos e os vasos.

Proporciona muitos outros benefícios:

Antes de começar a nadar

Mas antes de começar a praticar esse exercício tão benéfico, é necessário tomar alguns cuidados, especialmente se você ainda não tem o hábito de praticar atividades físicas ou está sedentário há algum tempo. O primeiro passo é consultar um médico e ver se está tudo bem com o seu corpo, O.K.? 

A natação é um esporte que trabalha todos os músculos do corpo, além de melhorar a coordenação motora e a flexibilidade. Mas não é um esporte qualquer, pois demanda cuidados específicos. Confira a seguir:

  • Não nade em locais isolados;

  • Não pratique nenhum tipo de atividade se a temperatura do ar estiver muito alta;

  • Faça um bom aquecimento antes de entrar na piscina – uma pequena corrida ou caminhada em ritmo acelerado é suficiente;

  • Alongue-se depois de se aquecer, pois isso evita possíveis lesões durante os treinos

Como se pode ver, são muitos os benefícios da natação. E a melhor notícia é que ela pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da idade.

Além disso, é uma atividade física completa e muito divertida, já que pode ser realizada em grupo. Nadar em família, por exemplo, envolvendo até mesmo bebês, aumenta o vínculo entre todos os membros. 

Gostou deste texto? Nossas informações ajudaram? Então, que tal compartilhar este post em suas redes sociais, marcando os amigos e familiares que sofrem com problemas respiratórios?!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação