Natação

Os benefícios da natação para crianças com necessidades especiais

os-beneficios-da-natacao-para-criancas-com-necessidades-especiais.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

A natação permite trabalhar o corpo de forma completa, ao mesmo tempo que promove o relaxamento. A prática traz benefícios psicossociais, cognitivos, fisiológicos e terapêuticos, apresentando efeitos na saúde física e psicológica.

Devido aos benefícios e à segurança da prática, a natação se torna uma atividade ideal para crianças com necessidades especiais desenvolverem todo o seu potencial. Confira, a seguir, quais as principais vantagens dessa atividade.

Desenvolvimento motor

Ao praticar natação, é possível desenvolver a consciência corporal e ampliar habilidades motoras pouco desenvolvidas. Para completar esse benefício, a prática também promove uma orientação espacial, noções de ritmo, estruturação do esquema corporal e maior equilíbrio à criança.

Bem-estar

As aulas regulares de natação podem reeducar músculos paralisados, desenvolver o equilíbrio, fortalecer a postura, diminuir dores e controlar espasmos musculares. Além disso, a prática regular de atividades físicas melhora a qualidade do sono e diminui a ansiedade. A união desses fatores resulta no maior bem-estar e qualidade de vida para os praticantes.

Inclusão social

As aulas de natação são uma excelente forma de reunir crianças com necessidades especiais em uma mesma atividade. Dessa forma, elas podem fazer novas amizades, tanto com crianças que compartilham os mesmos desafios quanto com crianças que não são portadoras das mesmas necessidades.

Além disso, é uma ótima oportunidade para mães e pais também entrarem em contato com novas amizades enquanto acompanham os filhos. 

Desenvolvimento cognitivo

O contato com a água e com outras crianças estimula o desenvolvimento da capacidade cognitiva. É possível perceber melhoras na concentração, aumento da criatividade e até mesmo mais facilidade com conteúdos escolares.

Saúde física

A prática regular de atividades físicas é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ao sair do sedentarismo, é possível evitar doenças, controlar o peso, melhorar a capacidade pulmonar e a circulação. Assim, as crianças que praticam natação desenvolvem a força e saúde.

Autoestima

A natação promove a independência das crianças, especialmente daquelas que precisam de auxílio com a locomoção por meio de muletas, aparelhos ortopédicos ou cadeiras de rodas.

Dentro da piscina, as crianças podem se locomover com mais facilidade e maior autonomia, o que as leva a ter mais confiança e segurança. Esse fator, unido aos benefícios do convívio social, tem como resultado a elevação da autoestima. 

Fortalecimento muscular

A hipotonia é o nome dado à fraqueza muscular comum em pessoas com síndrome de Down, e pode provocar acidentes. Para driblar esses riscos, é preciso desenvolver a força muscular, e a natação é uma ótima forma de fazer isso com segurança.

Isso ocorre pois a imersão diminui o impacto do peso corporal, possibilitando uma atividade física segura. Além disso, o fortalecimento muscular diminui o risco de lesões e quedas, sendo uma vantagem para todas as crianças com necessidades especiais.

Essa lista demonstra toda a diferença que a natação pode fazer na qualidade de vida de crianças com necessidades especiais, como autismo, síndrome de Down, paralisia e demais dificuldades físicas ou neurológicas. 

Se você busca alternativas terapêuticas para cuidar melhor da sua família e quer receber dicas sobre saúde e bem-estar, assine a nossa newsletter para conhecer mais sobre a Academia Boa Forma. 

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação