Natação

O que é natação terapêutica e que benefícios ela gera?

o-que-e-natacao-terapeutica-e-que-beneficios-ela-gera.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Você conhece a natação terapêutica? Diferentemente da natação tradicional, essa modalidade vai além do exercício físico e é utilizada como tratamento alternativo para diversas doenças. Assim, é possível aumentar a qualidade de vida e a autonomia de pessoas que sofrem com limitações físicas. 

A submersão apresenta baixo impacto para as articulações, permitindo o desenvolvimento muscular rápido e livre de riscos. Além disso, a temperatura da água é benéfica para o fluxo sanguíneo, aliviando dores e recuperando lesões. Por isso, a prática é recomendada para doenças crônicas, neurológicas, respiratórias, psíquicas e ortopédicas.

Continue a leitura e saiba um pouco mais sobre o assunto!

Fortalece os músculos

Como já falamos, a natação terapêutica promove o desenvolvimento muscular e, a boa notícia é que esse benefício pode ser levado para todos os grupos por meio da modalidade terapêutica.

Pessoas que utilizam andadores ou cadeiras de rodas, crianças com necessidades especiais e pacientes que, por qualquer motivo, possuem dificuldade de equilíbrio ou fraqueza muscular podem obter força e coordenação motora com segurança.

A atividade é eficaz contra dores crônicas e problemas e doenças como artrite, tendinite, fraturas, luxações, alterações posturais, etc. 

Promove interação social

Ao apresentar alguma limitação no desenvolvimento motor ou uma doença respiratória é comum que as crianças se sintam isoladas das brincadeiras escolares por não conseguirem acompanhar o ritmo. A natação terapêutica vem para driblar esse problema, promovendo a interação social. A autoestima e a autonomia também serão desenvolvidas. 

Aumenta a resistência cardiovascular

Por trabalhar a função cardiorespiratória, o resultado será mais disposição, resistência e fôlego, vantagens que podem ser sentidas em toda a rotina. 

Os praticantes contam com atenção constante e personalizada de forma a realizar movimentos dentro de suas limitações e estimular todo o corpo. Uma ótima ferramenta contra problemas como hipertensão, obesidade, diabetes e até mesmo osteoporose. Além disso, nadar ajuda a combater o risco de doenças inflamatórias crônicas. 

Relaxa corpo e mente

Por fim, vale destacar também que a natação terapêutica relaxa o corpo e a mente. Por isso, a prática é indicada para depressão, estresse, ansiedade, autismo e questões como Parkinson, traumatismos e doenças degenerativas. Isso mostra como nadar é uma atividade completa, que pode ajudar até mesmo a trabalhar fatores emocionais e psicológicos.

Alivia problemas respiratórios

A natação terapêutica promove o alongamento da musculatura intercostal, fortalece o abdômen e facilita a respiração diafragmática. Para complementar esses fatores também existe a umidade. A combinação desses itens torna a prática extremamente eficaz para combater, ou pelo menos reduzir, alergias e dificuldades respiratórias.

Principais doenças respiratórias que podem ser tratadas por meio da natação terapêutica:

  • asma;
  • sinusite;
  • bronquite;
  • rinite;
  • alergias.

Agora que você já sabe o objetivo da natação terapêutica e quais os seus benefícios, basta deixar a preguiça de lado e se jogar nessa prática.

Conhece amigos e parentes que possuem doenças ou problemas de saúde que podem ser tratados com essa atividade? Então compartilhe este texto nas redes sociais e divulgue essa forma simples e eficiente de aumentar a qualidade de vida de crianças e adultos que sofrem alguma limitação física.

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação