Natação para mulheres

Saiba quais são os principais benefícios da natação para mulheres

A natação é um esporte completo, recomendado para pessoas de todas as idades. No entanto, o público feminino é o que menos se interessa pelas águas. O receio de ficar com os ombros largos ou de danificar o cabelo faz com que várias mulheres desistam de nadar. Pensando nisso, decidimos elaborar este texto para mostrar todos os benefícios da natação para mulheres.

Existem muitos mitos que envolvem a prática da natação e o corpo feminino. Se você quer começar a nadar, mas ainda não está convencida de que esse é o esporte certo para você, continue com a leitura e veja todas as melhorias que a natação pode trazer para a sua vida!

Ajuda a perder peso

Ao contrário do que muitos imaginam, a natação é considerada um ótimo esporte para perder de peso. Dependendo da intensidade, da duração e da temperatura da água, uma hora de natação pode queimar cerca de 500 calorias. Embora a atividade não necessite do uso de aparelhos, como a musculação, a água faz o papel dos pesos da academia e dificulta os movimentos, com isso, o gasto calórico da natação é muito elevado.

O ideal é que você frequente a piscina pelo menos duas vezes na semana para obter resultados satisfatórios. Com o tempo, a sua resistência vai aumentar e os exercícios poderão ser intensificados. Vale reforçar que você não precisa ter medo de ficar com os ombros largos, isso só acontece com as mulheres que nadam desde criança e seguem um ritmo de atleta.

Melhora o sistema respiratório

A natação é um esporte intenso que trabalha todos os músculos do corpo. Todo esse esforço resulta no aumento dos batimentos cardíacos e, é claro, da circulação de ar dentro do organismo.

Os músculos responsáveis pela entrada e pela saída do ar nos pulmões são trabalhados e fortalecidos, principalmente porque o aluno precisa aprender a melhorar o seu fôlego para permanecer mais tempo embaixo d’água. Se você tem algum problema respiratório, como a asma, saiba que a natação é uma grande aliada no tratamento.

Auxilia na gestação e na menopausa

A natação e a hidroginástica são atividades perfeitas para as mulheres que querem manter uma vida ativa mesmo durante a gestação. A natação traz menos impacto que a hidro e é recomendada para quem já sabe nadar.

O efeito da água diminui a tensão nos quadris, joelhos e tornozelos das mamães, além de aliviar o peso da barriga. Outro benefício da natação é que a articulação do quadril é fortalecida, o que é importante para a preparação do parto.

Já as mulheres na menopausa deveriam se render às águas porque a natação ajuda a aliviar o estresse. Você, certamente, já deve ter se sentido mais relaxada durante o banho ou dentro do mar. Além disso, o esporte ajuda a controlar o colesterol e melhora o desempenho cardiovascular. Para quem está passando por tantas mudanças hormonais, manter a saúde em dia é essencial.

Ativa a circulação sanguínea

A natação é considerada uma atividade aeróbica e de resistência devido à intensidade dos movimentos que são feitos. Isso significa que o coração precisa trabalhar bastante durante a prática desse esporte, o que aumenta a circulação sanguínea. É por isso que a natação é um esporte altamente recomendado para pessoas com problemas cardiovasculares.

Depois de todas essas informações, temos certeza de que você está convencida da importância da natação para mulheres. Se você quer mesmo começar as aulas, certifique-se de procurar por uma boa academia que conte com uma infraestrutura de qualidade. Nós garantimos que você vai se apaixonar pelas águas!

Quer começar a fazer aula de natação? Está procurando por uma academia de qualidade? Então entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre a nossa metodologia.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This