Natação

Natação para bebês: por que é boa para a saúde e vínculo familiar?

16831060_627205980805742_48641805759263168_n
Escrito por Academia Boa Forma

Estimulante e recreativa, a natação para bebês é uma ótima forma de contribuir para o desenvolvimento motor e sensorial dos pequenos, além de encorajá-los a ter mais autonomia no meio social e fazer com que eles experimentem também novas sensações.

A atividade realizada na água proporciona uma série de benefícios ao bebê. É também um momento importante, no qual pais e criança estreitam ainda mais a relação.

Quer saber por que a natação é boa para a saúde do seu bebê e para o vínculo familiar? Veja os motivos a seguir!

Reduz o risco de doenças respiratórias

A natação é um esporte totalmente benéfico à saúde e, principalmente, quando diz respeito aos riscos de doenças respiratórias em bebês.

Nesse caso, a atividade atua diretamente no fortalecimento de toda a musculatura respiratória, fazendo com que a criança respire melhor.

Outro benefício da natação é que ela aumenta a umidade nas vias aéreas, resultando na alta umidade do ar inspirado no nível da água.

Ativa a circulação sanguínea

Como a água exerce uma pressão durante os movimentos executados na natação, ela ativa a circulação sanguínea. Consequentemente, aumenta a capacidade do coração bombear sangue por todo o corpo e, dessa forma, fortalece a musculatura cardíaca do bebê.

A atividade propicia, também, a queima de gordura excedente em torno do coração e é isso que faz com que o corpo tenha muito mais sangue bombeado.

Trabalha a coordenação motora

Como os bebês já estão habituados ao ambiente aquoso do útero materno, eles se adaptam facilmente à água, que os estimula a trabalharem a coordenação motora. Dessa forma, eles conquistam maior liberdade de movimentos.

Além disso, a natação para bebês aumenta a força deles, graças aos exercícios musculares. Isso faz com que haja o desenvolvimento prematuro nas habilidades psicomotoras, como o caminhar e o engatinhar dos pequenos.

Deixa o bebê mais calmo e relaxado

É importante frisar que a natação não tem o intuito de ensinar os bebês a nadar, mas sim estimulá-los a se desenvolver. Por isso, os movimentos são sempre suaves. E como são combinados com a água, a temperatura agradável relaxa o bebê.

Ademais, o esporte faz com que a criança durma muito melhor e, como consequência, deixa-a muito mais calma durante o dia.

Fortalece vínculos de afeto entre a família

Um dos momentos mais importantes nas aulas de natação para bebês é quando os pais participam. Por meio das atividades, a inteligência emocional é desenvolvida, fazendo com que pais se aproximem emocionalmente ainda mais de seus filhos.

O contato durante a prática é primordial para o desenvolvimento afetivo e aumenta também a confiança que a criança sente em relação aos seus pais.

A natação conta inúmeros benefícios para a saúde da criança, além de estimular laços afetivos entre pais e filhos. Vale ressaltar que quanto mais cedo a criança tem contato com os esportes, melhor será seu estilo de vida, que tende a ser sempre saudável.

A Academia Boa Forma existe desde 1995 e conta com aulas de natação para bebês acompanhadas por profissionais qualificados, garantindo a segurança de alunos e familiares. Entre em contato conosco e agende uma visita para conhecer o nosso espaço!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação