Natação para adultos em Osasco: mitos e verdades sobre natação!

Nadar traz benefícios para qualquer ser humano, seja iniciante ou profissional. Ou seja, você pode alcançar bons resultados independentemente da sua idade. Por isso, a natação para adultos é um esporte que beneficia tanto aqueles que nunca nadaram quanto quem já pratica esse esporte há muito tempo e não abre mão dessa atividade, buscando prazer e aperfeiçoamento.

Entretanto, apesar de ser reconhecido pela grande maioria das pessoas, a natação para adultos ainda é cercada por mitos e verdades. Muitos acreditam, por exemplo, que depois de uma determinada idade não é possível aprender a nadar. Neste artigo, vamos mostrar para você que não é criança e nem adolescente o que é verdade e o que não é acerca desse esporte maravilhoso. Acompanhe o nosso material!

Natação para adultos

A natação não distingue idade, raça, gênero, religião entre outros. Na verdade, quem cria as dificuldades são as próprias pessoas. O ser humano é capaz de vencer qualquer obstáculo desde que realmente esteja interessado em obter sucesso. Atualmente, as academias que levam esse esporte a sério desenvolvem programas para bebês, idosos e adultos.

É possível dizer que natação não tem contraindicações e que, inclusive, é utilizada nos processos de fisioterapia para auxiliar no tratamento de lesões provenientes de acidentes na coluna, pernas etc. Além disso, ao entrar na piscina, você deixa para trás os problemas do dia a dia, melhora a postura, a circulação sanguínea, combate a osteoporose e fica livre de dores no corpo.

Mitos da natação

Preparamos alguns mitos que costumam ser relacionados com a prática de natação e que só servem para desinformar a população. Esqueça-os e aproveite o máximo do que esse esporte tem para oferecer.

Não é preciso beber água durante a natação

Esqueça isso! O corpo transpira mesmo dentro da água, principalmente nos exercícios de longa duração. Portanto, assim como acontece com qualquer esporte, você deve se hidratar enquanto pratica natação. Em treinos curtos uma pré-hidratação já supre a necessidade.

Adultos não aprendem a nadar

Mito! O aprendizado da natação não estabelece limite de idade. É comum pessoas relatarem desconfortos ou mesmo traumas com a água, seja por algum acidente, brincadeiras de mau gosto ou falta de oportunidade de aprender quando eram mais novas. Essas situações são facilmente contornáveis com a orientação um professor, o suporte de uma academia séria e a utilização de técnicas específicas para essa faixa etária.

Natação alarga os ombros

A prática regular da natação aliada com uma dieta ou reeducação equilibrada é capaz de auxiliar no emagrecimento e, consequentemente, destacar a sua musculatura. Caso os seus ombros sejam largos devido a sua genética, poderá haver a impressão de que eles estão maiores. Mas é apenas uma ilusão.

Verdades da natação

Conheça algumas verdades sobre a natação que só trazem benefícios para os praticantes.

A natação libera hormônios

A natação libera hormônios importantes, como a adrenalina que acelera de maneira saudável os batimentos cardíacos fazendo com que o sangue circule com maior eficiência por todos os órgãos, principalmente o cérebro e o coração. Outro exemplo é a endorfina, que é conhecida como o hormônio do prazer e é responsável pela sensação de bem-estar, além de ser um analgésico natural.

A natação protege as articulações

Verdade. Por ser um esporte que não produz impacto, a natação protege as articulações dos atletas e fortalece várias regiões do seu corpo.

Natação emagrece

A natação provoca uma queima calórica variável. Conforme o tipo e intensidade de treino, ela produzirá em você os mesmos efeitos da caminhada e da corrida. No entanto, é preciso ficar atento também à alimentação.

Como você pôde perceber, a natação para adultos traz os mesmos benefícios que a praticada pelos mais jovens. Os mitos normalmente são criados por indivíduos leigos no assunto ou até mesmo mal-intencionados. Então, fuja dos palpiteiros e dos curiosos. Busque ajuda em academias de confiança e com boas recomendações. Dessa maneira, você vai colher somente os bons frutos desse esporte.

Então! Se ficou interessado no assunto e já quer cair na piscina ou prefere se informar um pouco mais, faça contato conosco, estamos preparados para ajudá-lo. Até breve!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This