Natação

Natação infantil: por que ela deixa seu filho ficar mais confiante?

19095706_681495692043437_2653931089336027740_o
Escrito por Academia Boa Forma

Qual criança não gosta de nadar? O contato com a água é tão mágico que até os mais novos se adaptam bem ao ambiente aquático.

A diversão e o desenvolvimento de habilidades motoras são só alguns dos benefícios trazidos pela natação infantil. Além disso, ela também é importante pela possibilidade de introduzir aqueles que são mais tímidos à vida social — processo essencial para a aquisição de autoestima.

Tendo em vista todas essas vantagens, separamos alguns motivos que explicam o porquê dela fazer com que seu filho seja mais confiante.

Introduz à socialização

Levando em consideração o fato de que ele poderá começar a nadar a partir dos 6 meses de idade, o seu filho terá contato com outras crianças desde cedo.

Assim, pouco a pouco, ele vai entender mais sobre a convivência e aprenderá a respeitar regras relacionadas ao bem comum.

Afinal, crescer junto de outras pessoas, além do ambiente escolar ou familiar, propicia essa experiência de inclusão social. Passando por esse processo, a tendência é que ele seja menos propenso a desenvolver fobias sociais ou timidez em excesso. Outros valores ricos também serão adquiridos, como:

  • o respeito pelo espaço alheio;

  • a disciplina;

  • a importância de ações coletivas;

  • a organização do ambiente;

  • a fala, entre outros.

Ou seja, ao entrar em contato com uma prática esportiva, mesmo sendo muito pequeno, ele será educado também pelo esporte.

É importante destacar o quão relevantes são os aprendizados trazidos pelas atividades físicas, pois eles não se restringem somente ao corpo.

Outro ponto é a possibilidade de praticar a natação em família, realçando os laços familiares entre você e ele. Sem contar que a diversão é garantida, não é mesmo?

Aumenta a autoestima

Diminuindo o estresse e os problemas relacionados à comunicação, o próximo passo é que ele tenha uma autoestima melhor estruturada.

Isso significa que ele terá mais confiança para exprimir suas emoções. Com um amor próprio fortalecido, será fácil para ele superar as frustrações ou as decepções comuns à idade.

Melhora a saúde

Nada é pior do que se sentir debilitado pela própria saúde. Imagina para uma criança, que vê todos os coleguinhas brincando sem nenhuma restrição.

Pois saiba que a natação infantil é ótima para quem sofre com problemas respiratórios. Tanto a asma quanto a bronquite podem ter seu sintomas diminuídos pelo esporte. Isso se dá pelo aumento na caixa torácica e pela melhora no fluxo respiratório.

Ademais, ela também ajuda a ganhar condicionamento físico. Quando combinada com uma alimentação regular, é uma mão na roda para emagrecer.

Tendo uma saúde devidamente protegida, seu filho se sentirá mais livre para usar toda a energia que ele carrega para fazer parte das brincadeiras e se inserir socialmente. Assim, ele vai se soltar e ganhar mais confiança para agir com liberdade e alegria.

Dessa forma, podemos notar que a natação infantil traz ganhos não só físicos mas também sociais e psicológicos, fazendo com que seu pequeno seja feliz e supere as adversidades com maior desenvoltura.

Você quer saber mais sobre este assunto? Confira 7 benefícios da natação para crianças!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação