Natação infantil em Osasco: garanta segurança na água para a criança

Como se sabe, é muito importante que as pessoas adquiram hábitos saudáveis logo na infância e uma das formas de conseguir isso é por meio da prática de atividades físicas desde cedo. Nesse sentido, a natação infantil é um dos esportes que os pais mais gostam de estimular os filhos a fazerem. Então, que tal aproveitar as férias e já incluir o seu pequeno nesse novo mundo?

Vale ressaltar, é claro, a importância ao nadar com segurança na água. Para isso, vamos apresentar os diversos benefícios que esse esporte pode trazer ao seu filho e os aspectos que devem ser levados em conta na hora de escolher o melhor local para ele praticar a natação infantil. Acompanhe!

Quais são as vantagens ao ter segurança na água?

Existem diversas vantagens ao praticar a natação infantil e, certamente, uma delas é poder nadar com segurança, seja na piscina, seja no mar. Afinal, essa é uma habilidade de sobrevivência. Além disso, esse esporte ajuda o indivíduo a exercitar todo o organismo, pois necessita da união entre a mente e o corpo. Agora, entenda melhor quais são os benefícios que essa prática pode trazer à vida da criança.

Familiarizar-se com a água

Não é tão incomum ver adultos com medo de nadar, certo? Algumas pessoas têm esse receio por não terem contato com a água desde cedo e, assim, criam um medo que, após a juventude, é difícil de ser eliminado.

Em diversas situações, o contato com a água é essencial. Por isso, é importante que a criança não desenvolva o medo, mas familiarize-se com o ambiente aquático.

Evitar afogamentos

Em crianças de 0 a 14 anos, constatou-se que o afogamento é a segunda maior causa de mortes não-intencionais. Já na faixa etária de 1 a 4 anos, essa é a principal causa. Ou seja, saber nadar não deve ser encarado apenas como um hobby, mas como uma necessidade, pois garante que a criança saiba sobreviver na água, independentemente da circunstância.

Afinal, acidentes acontecem e os pais podem não conseguir retirar os filhos a tempo em casos de queda na piscina, por exemplo. Nesses momentos, o tempo de resgate é crucial, então a criança precisa adquirir autonomia para lidar com esse tipo de situação e não depender apenas do salvamento de um adulto.

Proporcionar autoconfiança e autodefesa

Ninguém gosta de se sentir dependente de outra pessoa o tempo todo, certo? Portanto, na fase da infância, é importante estimular o filho a entender que ele pode “se virar” sozinho em algumas situações.

Isso ajuda no desenvolvimento da autoconfiança, pois a criança começa a sentir que pode vencer desafios. Dessa forma, é possível acreditar mais nas próprias habilidades, auxiliando na melhoria da autoestima.

Como escolher o local ideal para matricular o filho na natação infantil?

Sabemos que a fase de seleção de uma academia para ensinar a criança a nadar pode ser complicada, já que existem muitas opções. Porém, ao analisar todos os seguintes critérios, essa escolha pode ser feita com maior sabedoria.

Primeiro, avalie se o local conta com profissionais capacitados, já que é necessário ter confiança no trabalho deles para poder deixar o filho nesse ambiente. Além disso, é importante priorizar itens como diversão, segurança e tranquilidade nas aulas oferecidas.

Com isso, a criança adquire novos conhecimentos por meio da natação infantil, interage com outras pessoas e consegue se divertir. Mais do que isso, ainda conquista uma importante habilidade para toda a vida.

Se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de entrar em contato conosco! A Academia Boa Forma está na ativa em Osasco desde 1995, oferecendo diferentes atividades físicas com profissionais altamente capacitados.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This