Natação

Natação infantil: como ajuda no combate a obesidade?

19105755_680656118794061_443937046771482788_n
Escrito por Academia Boa Forma

Além dos problemas recorrentes ao estigma do peso que a criança pode sofrer, problemas como doenças cardiovasculares, fadiga, colesterol, diabetes, apneias do sono, entre outros, podem ser desencadeados pela obesidade — que é causada por diversos fatores, como (pré) disposição genética, ansiedade, má alimentação e o sedentarismo como um forte agente. Mas a natação infantil pode ajudar!

A obesidade infantil é considerada o excesso de acúmulo de gordura no corpo da criança. Para o diagnóstico, é avaliado o excesso de gordura referente ao peso natural para sua altura e idade. Portanto, promover atividades físicas regulares à criança é fundamental, e a natação infantil é um recurso que auxilia na cura como também na prevenção da doença.

Neste post, vamos apontar alguns benefícios que a prática de natação pode proporcionar para o desenvolvimento e a manutenção de uma infância saudável. Acompanhe! 

Combate o sedentarismo

Não é nada fácil tirar as crianças dos seus jogos eletrônicos, da frente da TV, das mídias sociais e outras atividades que prendem a atenção, mas é preciso equilibrá-las com as atividades físicas. Para tal, esse público precisa de uma atividade motivadora e lúdica, e a natação é uma excelente alternativa para essas questões.

Nadar já é uma diversão por si só: além do bem-estar que o contato com a água possibilita, essa ação movimenta diversas partes do corpo. Por isso, tem grande potencial para se tornar uma atividade recreativa e divertida para a criança, estimulando cada vez mais seu interesse por esportes e outras práticas do gênero.

Fortalece a musculatura

A resistência natural da água faz a criança exercitar diversos grupos musculares ao mesmo tempo, tonificando e promovendo o desenvolvimento da musculatura de diversas partes do corpo, assim como um grande gasto calórico e o fortalecimento da estrutura óssea, que, por estar em desenvolvimento, se torna mais resistente a fraturas e previne doenças futuras.

É devido a esse esforço, para vencer a resistência da água, que o corpo exige mais da respiração e da frequência cardíaca para mandar oxigênio aos músculos, promovendo o aumento da resistência cardiorrespiratória e física.

Como a água diminui o efeito da gravidade, dando uma sensação de leveza que facilita os movimentos, a criança poderá sentir, na natação, mais facilidade e conforto do que em outras atividades físicas, como correr, jogar bola, etc.

Deixa a criança mais ativa

Essa é uma atividade que promove um grande bem-estar à criançada, pois se realiza muitos exercícios sem ter a sensação de fadiga e cansaço; e conforme a criança evolui dentro da atividade, ela se torna mais confiante e focada.

Porém é um exercício de grande gasto energético, o que proporcionará noites com melhor qualidade de sono e, por conseguinte, deixará a criança mais descansada, ativa e desperta.

Todos esses benefícios podem ser alcançados desde muito cedo. Não existe uma idade específica para começar: recomenda-se natação para bebês a partir do momento que já possuam mais força e maior resistência imunológica, sempre de acordo com aprovação médica.

Vale ressaltar a importância de se procurar sempre academias qualificadas, confiáveis e que tenham experiência com natação infantil. Aproveite a sua visita e confira as etapas do crescimento infantil.

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação