Alimentação

Não sabe o que comer no pré-treino de natação? Veja nossas dicas!

nao-sabe-o-que-comer-no-pretreino-de-natacao-veja-nossas-dicas.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Muitos pais se preocupam que seus filhos aprendam a nadar desde crianças, para que eles possam ficar mais seguros quando forem à praia, fazenda, clube ou a outros lugares com a família e os amigos.

E, tão importante quanto incentivar o esporte que faz tão bem para a saúde, é manter uma alimentação adequada para nutrir o organismo e manter a disposição em alta. Por isso, aprender a comer bem no pré-treino de natação pode fazer toda a diferença.

Para conhecer algumas dicas sobre o assunto, leia o post a seguir e saiba como aumentar o desempenho dentro da piscina!

Qual a importância do pré-treino de natação?

Entrar na água em jejum não é uma boa opção, sobretudo para aqueles que gostam de treinar logo pela manhã. É fundamental dar prioridade aos alimentos certos, de forma que o bom rendimento do nadador não seja prejudicado.

Mesmo para quem não é atleta profissional e não participa de competições, vale a pena seguir algumas orientações nutricionais para que não haja problemas como fraqueza, cãibra, refluxo, náuseas, vômito, dentre outros.

Portanto, é aconselhável fazer uma refeição cerca de 1 a 2 horas antes da prática do exercício físico. Mas também não adianta comer qualquer bobagem, só para não ficar com o estômago vazio.

Se a digestão não for facilitada, o corpo pode acabar não fornecendo a quantidade de oxigênio necessária para o seu bom funcionamento, afetando a realização do esforço físico e da movimentação dos músculos.

O que escolher e o que evitar?

Embora cada pessoa tenha necessidades e preferências individuais — e o ideal seja fazer uma avaliação completa com um profissional da nutrição — algumas dicas podem ser úteis para o momento.

O pré-treino deve ser composto majoritariamente por carboidratos leves (pães, massas, cereais, frutas e vegetais), já que são os principais fornecedores de energia. Dentre as opções recomendáveis estão:

  • suco de fruta com sanduíche natural;

  • iogurte com cereais e frutas picadas;

  • água de coco e torrada com geleia de frutas;

  • barra de cereais com frutas.

Ao contrário, as gorduras devem ser evitadas para não dificultar o processo digestivo, assim como as proteínas mais pesadas, como a carne vermelha. A parte proteica da refeição pode ficar para os queijos magros, ovos e iogurtes.

O que comer durante e depois?

Manter o corpo hidratado é extremamente importante para a saúde em geral. O consumo de água é vital para o organismo em todas as idades, e para os nadadores não deve ser diferente.

Acontece que é natural que durante o treino na água a percepção de sede seja menor. Contudo, é bom manter na beira da piscina uma garrafinha, para não haver o risco de desidratação. Além da água natural e de coco, os líquidos esportivos também costumam ser uma boa alternativa.

Já quanto ao pós-treino, principalmente para os de alta intensidade, o melhor é optar pelas proteínas para repor o glicogênio e promover a recuperação muscular. As fontes de carboidratos também ajudam a restituir os nutrientes perdidos.

E então, percebeu a importância de prestar maior atenção no que comer no pré-treino de natação? É melhor não dar chances para ocorrer um imprevisto indesejado, não é mesmo? Para continuar recebendo outras dicas, assine já a nossa newsletter.

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação