Musculação: saiba como melhorar o seu desempenho na natação

A natação é considerada uma atividade física completa. E, quanto mais você treinar, melhores serão os resultados. Mas, nem sempre os treinos são suficientes para conseguir atingir os objetivos e é aí que você se pergunta: como melhorar o desempenho na natação?

A musculação é uma ótima opção, pois servirá como complemento da atividade, proporcionando resistência muscular, equilíbrio nas adaptações musculares, dentre outros benefícios.

Quer saber mais sobre como usar essa técnica para melhorar seu nado? Então não perca este artigo!

Importância da musculação para a natação

Uma coisa é certa: a musculação melhora a performance dos nadadores. Dentre os benefícios dessa modalidade, o aumento da força muscular e melhora da atividade cardiorrespiratória são fundamentais para a natação.

Por isso, ela é indicada para esses atletas, já que a falta de resistência cardiorrespiratória é uma dificuldade muito comum entre eles.

Além disso, um treino específico vai colaborar para o aumento da força, da potência e, se aliado a aulas de alongamento, melhora a flexibilidade.

Mas, é preciso ter cuidado ao praticar as duas atividades ao mesmo tempo. É necessário focar no seu objetivo para que uma não haja alguma interferência negativa. Abaixo, você pode conferir algumas dicas para não deixar que isso aconteça:

  • mantenha-se bem hidratada nos treinos;

  • faça um intervalo de pelo menos 4 horas entre a musculação e a natação;

  • descanse o suficiente;

  • fique atenta ao aparecimento de dores causadas pelo esforço repetitivo;

  • tenha uma alimentação saudável.

Como melhorar o condicionamento físico fora da água

Dentro ou fora da água, o nadador precisa ter bom condicionamento. Mesmo que a natação por si só já proporcione isso, é bom fazer um trabalho complementar para ajudar o atleta a suportar melhor os treinos na piscina.

Além da musculação, o Pilates e a Yoga são grandes aliados, pois trabalham a respiração, a força e proporcionam estabilidade corporal, dentre outros aspectos importantes para o atleta.

Como melhorar o treino dentro da água

Treine com frequência

Se você treinar sempre, sua performance será cada vez melhor. Exercite-se pelo menos 3 vezes por semana para que seu corpo não entre processo de descanso mais do que o necessário.

Mude os estilos de nado

Por mais que você tenha preferência por um estilo, treinar outros vai ajudar a equilibrar a musculatura corporal e prevenir lesões de sobrecarga. Além disso, dar outros tipos de braçadas vai deixar o treino menos monótono e trabalhar o corpo como um todo.

Use roupa adequada

A dica é: para o treino, roupas mais grossas. Elas vão ajudar a aumentar a resistência. Em competições, prefira as mais finas, pois elas permitem que você se torne mais veloz.

Use nadadeiras

Antes de tudo, o uso desses objeto deve ser feito sob orientação profissional, para evitar lesões. Se estiver tudo certo, as nadadeiras colaboram no aumento da resistência, além de deixar as pernas mais fortes e melhorar a postura na piscina.

Gostou das nossas dicas? Acredita que elas vão ajudar a melhorar o desempenho na natação? Então assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse na sua caixa de e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Because the admin of this website is working, no doubt very
    rapidly it will be well-known, due to its quality contents.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This