Musculação para idosos é uma boa opção? Saiba agora!

Já se sabe que a atividade física traz diversos benefícios para a saúde e não apenas melhorias na aparência e na estética. Outro mito que também foi derrubado é que ela serve apenas para jovens, principalmente quando se fala em academia. Hoje é cada vez mais frequente encontrar o público da terceira idade praticando atividades físicas em busca de melhorar a qualidade de vida. Uma das modalidades mais indicadas é a musculação para idosos.

Neste conteúdo você conhecerá os benefícios que essa atividade traz na terceira idade e a importância dela para essa faixa etária. Se você quer melhorar a qualidade de vida e a saúde, acompanhe a leitura conosco!

A importância da musculação para idosos

A musculação é um modalidade de treinamento que utiliza pesos externos e do próprio corpo com o objetivo de aumentar a força muscular, em todas as suas manifestações: força máxima, explosiva e resistência de força.

Você deve estar se perguntando os motivos para um idoso precisar de uma modalidade focada no desenvolvimento de força, certo? Uma das consequências do envelhecimento é a redução de massa muscular, que ocorre gradual e lentamente, a partir dos 30 anos. À medida que ela reduz, a capacidade de fazer força também diminui.

A falta de força está diretamente associada à redução da qualidade de vida dos idosos. Ela é necessária para melhorar a marcha, o equilíbrio, reduzir o risco de quedas e ter uma vida independente — conseguindo realizar as atividade da vida diária e de locomoção sozinhos. Por isso, é essencial que os idosos pratiquem uma modalidade com foco específico em força.

Os benefícios da musculação para idosos

Além de melhorar a força muscular, a musculação traz diversos benefícios para os idosos. Confira alguns deles.

Combate doenças crônicas

A idade está relacionada ao aparecimento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, colesterol alto e osteoporose. A prática regular da musculação ajuda na prevenção e controle dessas doenças.

Melhora o sono

A prática regular de exercícios ajuda a melhorar a qualidade do sono dos idosos. Eles passam a dormir mais profundamente, despertam menos à noite e conseguem dormir por mais horas. Os efeitos da musculação no sono são comparáveis aos de fármacos, mas sem os efeitos colaterais indesejados. É importante frisar que apenas o médico de sua confiança pode fazer alterações e prescrições de remédios.

Potencializa a atividade cerebral

A prática de musculação é associada à melhora da memória, do foco e da concentração dos idosos. Além disso, ela também traz benefícios para a saúde mental. Acredita-se que seja pela melhora na autoestima, o que reduz os riscos de depressão e ansiedade.

Além disso, é interessante combinar o treino de força com outras modalidades, como dança, pilates e atividade aquáticas. Elas promovem socialização e trabalham outras habilidades e capacidades físicas, como a aeróbica e a coordenação motora.

Como podemos ver, a musculação para idosos traz diversos benefícios. Ela é uma prática segura e deve ser feita com orientação de um profissional de Educação Física. Para isso, procure uma academia que ofereça uma boa estrutura física e uma equipe técnica qualificada.

Se você está em busca de um local para praticar musculação ou outra modalidade de sua preferência, entre em contato com a gente. Aqui na Academia Boa Forma, você terá a melhor equipe à sua disposição para tirar dúvidas e te ajudar a cuidar da sua saúde!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Hi friends, how is everything, and what you would like to say on the topic of this piece
    of writing, in my view its in fact amazing for me.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This