Afinal, como ter motivação para fazer exercícios físicos?

Os exercícios físicos são importantíssimos para manter a saúde em dia. Exercitar-se é uma maneira de manter bom condicionamento físico, evitar sedentarismo e problemas como hipertensão e diabetes. Além disso, é ótimo para a saúde mental, para o combate à depressão e ansiedade, por exemplo.

Ainda que sejam muitos os benefícios, não é raro que tenhamos dificuldades em nos sentir motivado para fazer exercícios físicos, não é mesmo? A dificuldade existe até mesmo quando precisamos realizá-los dentro de casa, somando a isso obstáculos como falta de tempo, necessidade de dar atenção aos filhos, fazer tarefas domésticas, entre outros.

Neste post, vamos mostrar dicas e provar que é possível, sim, ter motivação para fazer exercícios físicos, ainda que dentro de casa! Acompanhe.

Crie metas

Todo objetivo se torna mais palpável quando criamos metas e, com os exercícios físicos, não poderia ser diferente. Elas são o principal norte das nossas ações e nos ajudam a identificar onde queremos chegar.

Além disso, criando metas progressivas, a cada vez que damos alguns passos e as alcançamos aos poucos, vamos criando motivação para fazer exercícios físicos e nos aprimorar neles.

Estabeleça dias e horários fixos para se exercitar

Quando nos organizamos e criamos uma espécie de planejamento, ter motivação para fazer exercícios físicos se torna algo mais simples. Por isso, é fundamental fazer disso uma tarefa como várias outras que já temos no nosso dia a dia (como comer, tomar banho, dormir).

Então, estabeleça dia e horário fixos para realizar as atividades físicas. Muitas vezes, nem é necessário gastar muito tempo. Alguns minutos de exercícios focados pode ser o suficiente para manter o condicionamento em dia e, também, ter ainda mais disposição para outras tarefas.

Assista lives e vídeos orientativos

As lives têm se tornado uma febre, principalmente em tempos de isolamento social. Elas também podem ser muito úteis e ajudar a manter o foco durante a prática dos exercícios.

Dessa maneira, não deixe de acessar lives e vídeos de atividades que gostaria de realizar. A própria Academia Boa Forma está disponibilizando conteúdos gratuitos para você mantem o corpo em movimento neste período! Quer incentivo maior do que saber que, mesmo longe, há pessoas fazendo aquela aula junto de você?

Acompanhe os resultados

Quando alcançamos as metas que estipulamos, é comum nos sentirmos mais motivados e engajados com os exercícios físicos, certo? No entanto, para ter a certeza de que nada tem sido em vão, não deixe de acompanhar os resultados das atividades no próprio corpo.

Algumas maneiras de fazer isso são: tirar fotos semanalmente na frente do espelho, pesar-se ou até mesmo observar os ganhos de energia, melhora no sono, otimização da disposição e da saúde mental também.

Adapte objetos de casa para os exercícios

Ainda que sem frequentar academias, é possível, sim, adaptar alguns objetos de casa para que façam parte da nossa rotina de exercícios físicos.

Considere, por exemplo, usar cadeiras como apoio para agachamento, sacos de arroz e feijão como pesos e, até mesmo, cabos de vassoura como barras — não se esqueça de que o peso do corpo também pode ser o suficiente, dependendo do seu objetivo!

Inclua a família nas atividades

Tudo que é feito em família é bem melhor, não é mesmo? Pois, essa pode ser uma maneira de ter ainda mais motivação para fazer exercícios físicos também. Então, por que não incluir filhos, irmãos, marido ou esposa nessas atividades?

É possível montar circuitos e realizá-los em conjunto. Assim, um motiva o outro e todos saem ganhando!

Ter motivação para fazer exercícios físicos pode ser um desafio à primeira vista, é verdade. No entanto, para manter a saúde física e mental, é importante aplicar as dicas no seu dia a dia e perceber o esforço físico recompensado.

E aí, este post foi útil para você? Compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas saibam como ter motivação para fazer exercícios físicos em casa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This