Sem Categoria

Levar ou não o bebê na natação durante o inverno?

bebe-natacao
Escrito por Academia Boa Forma

DICAS DE SAÚDE PARA VOCÊ CURTIR MELHOR AS PISCINAS O ANO TODO:

O verão está indo embora e as temperaturas mais baixas vêm chegando, por isso é importante seguir alguns cuidados com os bebês, crianças e até mesmo adultos para evitar problemas de saúde e conseqüentemente interrupção nas aulas de natação. Leiam as informações e recomendações abaixo e Boas aulas!

OTITES E INFECÇÕES DE VIAS AÉREAS:

O pior fator desencadeante de doenças é o contraste de temperatura quando a criança, ou aluno, sai da piscina e se dirige ao vestiário. Os casos de infecção recorrente de vias aéreas relacionados à natação, são, na maior parte,  em decorrência deste processo de trocas de temperatura e não em relação à qualidade da água da piscina. Segundo o Otorrinolaringologista  Dr .Fernando de Barros , “a natação NUNCA é citada em congressos como fator causal de infecções recorrentes das vias aéreas”.

Portanto, é importante que a criança se seque já ao sair da piscina e vá agasalhada para o vestiário, mesmo em estruturas climatizadas. Outra dica importante é se secar bem e cobrir a cabeça e orelhas com gorro ou capuz  para evitar a mudança de temperatura do ambiente interno para o  externo da academia.

A otite externa  ocorre pela entrada de água no canal auditivo externo, podendo ser água da piscina ou mesmo do banho, porém quase que exclusivamente durante o verão, quando o ambiente fica quente e úmido. A água leva germes para as regiões mais internas do conduto auditivo externo e o clima contribui para a proliferação destas bactérias. Algumas pessoas têm tendência a desenvolver este tipo de infecção de forma freqüente, outras não. A melhor forma de preveni-las é secar os ouvidos após a piscina com secador de cabelos. Basta uma passada breve, `a meia distância, para que o ouvido fique seco.

Nos casos de otites externas recorrentes, inclusive em adultos, o melhor é confeccionar um tampão de silicone sob medida. Estes são confeccionados por empresas que comercializam aparelhos auditivos. Tampões de ouvido comuns não adiantam.

IMUNOLOGIA:

Nosso organismo tem a capacidade de resistir a organismos estranhos e toxinas que lesionam nosso organismo . Ele os reconhece , impede sua proliferação e os elimina. Essa capacidade é denominada imunidade ( GUYTON, 1998). A atividade aeróbia moderada como a natação favorece a melhora da funcionalidade do sistema imunológico, ou seja , ele age de maneira mais eficiente no combate e disseminação destes elementos nocivos ao organismo ( COUTINHO, 2004). Portanto praticando uma atividade aeróbia você estará melhorando seu sistema imunológico e diminuindo a incidência de contrair alguma infecção. Pratique saúde sempre!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação