Saúde

A importância da hidratação para a saúde e para a beleza

Woman drinking water bottle outdoors --- Image by © Image Source/Corbis
Escrito por Academia Boa Forma

Para ficar em dia com a saúde e com a beleza, além de uma alimentação balanceada e da prática de exercícios físicos, é fundamental a ingestão de água. Durante muito tempo, nutricionistas e médicos recomendavam a ingestão de 2 litros (equivalentes a 8 copos) de água por dia. Hoje já se Sabe que o ideal é ingerir 0,5 litro de água a cada 10 quilos de peso corporal. Ou seja, uma pessoa de 60 quilos deve ingerir 3 litros de água por dia, sendo esta ingestão proveniente de líquidos e do líquido presente nos proprios alimentos. Os alimentos normalmente fornecem 50% do volume de água diário.

É muito importante não ingerir a água de uma vez, mas ingerir a quantidade indicada pelo nutricionista ou medico ao longo do dia. Desta maneira, seu organismo aproveitará o líquido aos poucos, sem sobrecarregar a função de nenhum órgão. O ideal é ingerir esta quantidade entre as refeições. A melhor forma para lembrar-se de tomar água é ter uma garrafinha sempre em mãos, na mesa do escritório, no carro, na bolsa,….

A seguir, veja alguns benefícios da água para o corpo:

1) Traz mais Disposição – A água é o principal componente do sangue. Assim, quanto mais água, melhor será o transporte de nutrientes por todo o corpo, inclusive para o cérebro, que tem suas funções otimizadas.

2) Melhora a Memória – Como o cérebro recebe mais nutrientes através do sangue, há uma melhora na formação da memória, que também depende da presença de água para acontecer.

3) Emagrece – Um estudo realizado em 2010, na Universidade Virginia Tech, nos EUA, com 55 voluntários, todos acima do peso e fazendo dieta, verificou que houve uma perda de peso significativa em quem havia ingerido dois copos de água antes das refeições. Muitas vezes comemos além do que precisamos por sede e não fome. O corpo pode confundir as sensações. Um organismo bem hidratado, “pede” menos comida.

4) Diminui a Dor Após Exercício – Quando nos exercitamos bastante, o corpo produz ácido lático, que é responsável pelas dores musculares comuns após a prática de exercícios. Quanto mais água presente no organismo, melhor esta substância é filtrada e diluída pelo organismo, diminuindo sua ação.

5) Regula o Intestino – A água é muito importante para os processos de absorção, digestão e excreção de alimentos. Com mais líquido, as fezes ficam mais hidratadas e aumentam o volume, favorecendo os movimentos de expulsão dos alimentos.

6) Desacelera o Envelhecimento da Pele – O motivo disto esta em seu intestino: quando o intestino está bem hidratado, o órgão é capaz de absorver melhor as proteínas dos alimentos, que automaticamente auxiliam a repor o colágeno, que dá firmeza e sustentação à pele

7) Aumenta a Imunidade – A ingestão adequada de água reduz o risco de resfriados e infecções, já que o líquido traz mais fluidez para as secreções pulmonares. Desta forma, a água auxilia na eliminação de vírus e bactérias do organismo com mais facilidade, minimizando as chances de enfermidades.

8) Melhora a Acne – Se a flora intestinal fica desidratada, ela acaba ficando em desequilíbrio e diminui sua capacidade de filtrar agentes inflamatórios e toxinas. Assim, estes agentes acabam caindo na corrente sanguínea e predispondo o organismo às inflamações, além de um estado chamado de resistência insulínica, que por sua vez, libera hormônios que favorecem o surgimento da acne.

Tomar água para algumas pessoas é muito difícil e uma dica interessante para aumentar a ingestão hídrica é aromatizar sua água, colocando menta, limão, cravo, hortelã e alecrim. Basta colocar os ingredientes escolhidos em uma jarra e deixar descansando por pelo menos uma hora antes de servir! Além disso, os chás descafeinados também podem ser ingeridos, porém, não devem ser adoçados com açúcar e deve-se tentar colocar pouco ou nenhum adoçante para se beneficiar do chá natural. A cafeína presente em alguns chás tem um efeito diurético, o que significa que você irá perder líquidos por meio da urina, prejudicando sua hidratação. Procure um nutricionista para usufruir de todos estes benefícios de forma adequada e personalizada às suas necessidades!

Artigo escrito pela Nutricionista da Academia Boa Forma Karin Feiner Moraes.

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação