Sem Categoria

Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS)

colesterol-alto-na-gravidez1
Escrito por Academia Boa Forma

O que é?

Hipertensão arterial é um estado constante da pressão arterial acima de 140×90 mmHg (milímetros de mercúrio), bem acima dos níveis normais que estão entre 120×80 mmHg. Apenas é caracterizada como doença, se a pressão arterial estiver alterada constantemente em diferentes momentos do dia, pois elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café.

No Brasil 10 a 15% da população é hipertensa. A maioria das pessoas desconhece que são portadoras de hipertensão, pois é caracterizada como uma “doença silenciosa”, ou seja, raramente o paciente sem algum sintoma.

Quais as causas?

Não se sabe exatamente o que causa a hipertensão, mas sabe-se que ela é causada por múltiplos fatores genéticos e de hábitos de vida. Histórico familiar, alto consumo de sal, obesidade, sedentarismo, idade avançada, tabagismo, consumo de drogas e álcool são alguns dos fatores que podem levar ao quadro de hipertensão.

Quais os sintomas?

Hipertensão arterial é doença “traiçoeira”, só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma rápida e exagerada. Porém, podem apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas, onde representam um sinal de alerta.

Como é o tratamento?

A primeira forma de intervir seria modificando o estilo de vida do indivíduo. O tratamento sem medicamentos tem como objetivo auxiliar na diminuição da pressão, e se possível evitar suas complicações. Adotando uma dieta adequada e balanceada, juntamente com a prática de exercícios físicos e hábitos de vida saudáveis, a tendência é que o portador da doença melhore seu quadro de hipertensão, através da melhora de seu condicionamento físico e sua composição corporal (diminuindo o quadro de obesidade, por exemplo). Há casos em que apenas essas mudanças do estilo de vida não são suficientes, o que obriga o paciente a recorrer ao tratamento medicamentoso.

Como prevenir?

Assim como na maioria das doenças, através de um controle da dieta e de um estilo de vida saudável, é possível prevenir, ou pelo menos atrasar, o aparecimento da Hipertensão e/ou suas complicações futuras.

Referências: Sociedade Brasileira de Hipertensão – Diretrizes brasileiras de hipertensão, 2010.

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação