Natação Saúde

Hidroginástica na terceira idade: conheça seus 7 maiores benefícios!

hidroginastica-na-terceira-idade-conheca-seus-7-maiores-beneficios.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Chegar à terceira idade já deixou de ser sinônimo de só ficar em casa vendo televisão. Atualmente, as pessoas nessa faixa etária têm a oportunidade de viver uma rotina ativa com muita saúde: basta cultivar hábitos saudáveis e praticar atividades físicas. Nesse sentido, a hidroginástica na terceira idade é uma ótima opção para quem deseja cuidar do corpo, da saúde e da mente.

Pensando nisso, elaboramos este post com o intuito de mostrar como é esse exercício e quais são os principais benefícios trazidos por ele. Continue a leitura até o fim para saber mais!

A prática de hidroginástica na terceira idade

Não é à toa que esse exercício é frequentemente indicado para gestantes. Conhecida pela leveza de seus movimentos e pelo prazer proporcionado pela prática, a hidroginástica é uma atividade completa e sem contraindicações.

Seus exercícios são feitos dentro da água e trabalham a musculatura do corpo todo. Muitas vezes, o praticante trabalhará membros inferiores e superiores em uma mesma aula. Certos movimentos necessitam da utilização de alguns equipamentos, como pranchas e espaguetes, que geralmente são disponibilizados pelas academias.

A vestimenta mais recomendada para a prática não apresenta nenhum segredo: maiô para as mulheres e sunga para os homens. O uso de touca é importante, para proteger o cabelo e o couro cabeludo, além de preservar a higiene da piscina.

Vale ressaltar que o tratamento da água também deve ser levado em conta. Afinal, existem muitas formas de fazê-lo e algumas delas causam mais danos à pele. 

Os benefícios da hidroginástica na terceira idade

Com o avanço da idade, o corpo humano sofre mudanças negativas, como a perda da musculatura, o declínio da densidade óssea e a redução da capacidade aeróbica. Além disso, o equilíbrio é afetado e as funções orgânicas diminuem seu ritmo.

Porém, é possível desacelerar o processo de envelhecimento e degeneração orgânica com a alimentação correta, exercitando a mente e praticando atividades físicas adequadas. A hidroginástica na terceira idade é uma atividade muito indicada, porque ela traz diversos benefícios para o organismo e para a pessoa sem gerar impactos negativos.

Ela é indicada para os idosos porque a água reduz o impacto dos exercícios e não oferece risco de queda, que podem causar muitos danos às pessoas que têm idade avançada. Assim, é possível se exercitar e fortalecer o corpo sem causar efeitos prejudiciais, como forçar as articulações, por exemplo.

Dito isso, veja logo abaixo os benefícios que esse exercício físico pode oferecer para seus praticantes.

1. Melhora o condicionamento cardiovascular

Os movimentos dentro da piscina vão exigir que o coração trabalhe mais acelerado para enviar oxigênio a todas as partes do corpo, e isso estimula o sistema cardiovascular e libera o fluxo sanguíneo, fortalecendo o coração e as artérias. Tal modificação é excelente e dá aquela sensação gostosa de bem-estar e disposição.

2. Ativa a circulação sanguínea

Ao estimular os batimentos cardíacos, o sangue flui pelo organismo mais intensamente, o que libera os vasos sanguíneos e faz com que sistema circulatório trabalhe mais livremente. A água aquecida também contribui para vasodilatação e ajuda a amenizar as varizes.

3. Aumenta a funcionalidade do sistema respiratório

Durante a prática, o coração vai bater mais rápido, o sangue vai fluir mais intensamente e as células vão exigir oxigenação. Assim como ocorre na natação, o sistema respiratório é estimulado, desintoxicado e os pulmões se fortalecem, o que resulta em mais fôlego para atividades do dia a dia.

4. Fortalece a musculatura

A água exerce pressão sobre o corpo e, com isso, os movimentos exigem força muscular para vencer a resistência da água. Assim, a musculatura é fortalecida e tonificada durante as aulas, garantindo mais força e resistência para o idoso.

Ter músculos mais fortes nas idades avançadas é importante para se proteger de lesões e garantir a eficácia dos movimentos.

5. Melhora a flexibilidade

O corpo também perde sua flexibilidade com o passar do tempo, e as pessoas na terceira idade podem ter os movimentos limitados em razão dessa perda. Ao movimentar o corpo, as articulações são trabalhadas, reduz-se as dores e a pessoa gradativamente ganha movimentos mais amplos.

A postura e as dores crônicas têm muito a ganhar com esse benefício, já que estão frequentemente atreladas a um alongamento insatisfatório.

6. Desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio

A falta de coordenação motora faz com que as pessoas idosas tenham dificuldade para executar até mesmo tarefas simples do dia a dia, podendo se tornar dependentes da família.

A falta de equilíbrio, por sua vez, é um fator perigoso, pois resulta em quedas que podem ter resultados graves. A hidroginástica na terceira idade previne esses dois problemas e o idoso volta a dominar seus movimentos retomando o controle do seu próprio corpo.

7. Faz a manutenção da densidade óssea 

A densidade óssea é afetada pela idade, e é por isso que os idosos tendem a sofrer fraturas, muitas vezes ocasionadas por situações que não apresentavam risco iminente. A hidroginástica ajuda a manter a densidade óssea prevenindo a osteoporose e reduzindo o risco de fraturas.

As outras vantagens de praticar a hidroginástica na melhor idade

Como se não bastassem os benefícios relacionados estritamente ao corpo, fazer hidroginástica também é bom para a mente. Confira quais vantagens ela traz, que vão além dos músculos e das funções fisiológicas.

1. Reduz o estresse

É sabido que os exercícios físicos dão uma sensação incrível de relaxamento. Por outro lado, o sedentarismo pode favorecer o estresse. Ou seja, manter-se ativo na terceira idade também é uma maneira de resgatar o ânimo e encarar o cotidiano com mais disposição.

2. Incentiva a socialização

Conforme os anos passam, muitas pessoas acabam desistindo de conhecer gente nova e fazer amigos. As aulas desse esporte também são uma ótima oportunidade para conversar com quem tem interesses parecidos. Desse modo, a solidão pode ser combatida e a criação de novos laços pode gerar excelentes experiências de vida.

3. Melhora a autoestima

Cuidar do corpo e perceber que ele ainda tem capacidades pode ser um grande estímulo para a autoestima, que tende a ser prejudicada pelas consequências naturais do envelhecimento.

Ela ainda ajuda aqueles que desejam emagrecer, já que há uma demanda de gasto calórico para realizar os movimentos. Perder alguns quilinhos pode fazer com que a pessoa se sinta mais confortável ao se olhar no espelho.

4. Aumenta a expectativa de vida

Como relaxa a cabeça e deixa o corpo em melhor estado, essa atividade física é uma poderosa aliada para aumentar a expectativa de vida.

Além de tudo isso, a hidroginástica na terceira idade ainda combate a ansiedade e a depressão porque ajuda na liberação da endorfina, substância orgânica que causa sensação de prazer e satisfação. Aliando essa atividade a uma reeducação alimentar, o idoso alcança não apenas saúde, mas também alegria e bem-estar, melhorando a sua qualidade de vida.

Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir os benefícios da natação para idosos! Quem sabe você não se encanta pelas duas práticas?

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação