Exercícios Físicos

Exercícios no frio: cuidados e benefícios da atividade física no inverno

exercicios-no-frio-cuidados-e-beneficios-da-atividade-fisica-no-inverno.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Com a chegada do inverno, dá vontade de ficar embaixo do edredom e fugir da academia, não é mesmo? Mas é nessa estação que o consumo de calorias é maior, por isso abandonar os treinos pode prejudicar o condicionamento físico adquirido nos meses anteriores.

Para incentivá-lo a continuar na prática de exercícios no frio sem prejudicar sua saúde, preparamos esse post com algumas dicas que farão a diferença em seu treino e apresentamos os benefícios de se exercitar durante o inverno. Confira!

Dicas para se exercitar com segurança durante o inverno

Aqueça o corpo

Com as temperaturas mais baixas, o corpo em repouso tende a levar mais tempo para chegar à temperatura ideal durante os exercícios, portanto é fundamental aquecer-se e alongar-se antes do treino.

Além disso, a musculatura fica mais contraída e tensa durante essa época. Então, para reduzir o risco de lesões, inicie a atividade de forma gradual, aumentando o ritmo aos poucos.

Faça atividades em espaço indoor

Para não desanimar no inverno, troque os treinos ao ar livre por ambientes fechados. Esses espaços possuem temperaturas mais agradáveis, por isso o frio deixa de ser uma desculpa para não se exercitar.

Proteja as extremidades do corpo

Mesmo com temperaturas baixas, há quem não abra mão de praticar exercícios ao ar livre. Entretanto, é importante tomar algumas precauções, porque o frio pode prejudicar o bom funcionamento do organismo.

Nesses casos, para que não haja riscos à saúde, é necessário proteger as extremidades do corpo, como cabeça, pés e mãos. Essas são as partes que mais sofrem durante os exercícios no frio, por isso use luvas e gorros. Opte também por vestir calça esportiva própria para o frio e jaqueta corta-vento para minimizar as perdas excessivas de calor.

Mantenha-se hidratado

Assim como no verão, a prática de atividades físicas favorece a perda de líquido por meio da transpiração. Como a temperatura corporal baixa reduz a percepção de sede, muitas pessoas começam o treino já desidratadas. Portanto, para manter a hidratação do corpo, é essencial ingerir água antes, durante e também após os exercícios no frio.

Benefícios dos exercícios físicos no frio

Aumenta a perda de calorias

Com o frio, o organismo precisa de mais energia para manter a temperatura corporal. Por esse motivo, o metabolismo fica acelerado, potencializando a queima de gordura. Para quem quer emagrecer, esse é um ótimo incentivo para não deixar de se exercitar no inverno.

Treinos menos tumultuados

Nessa época do ano as pessoas costumam ficar com preguiça, por isso quem sai de casa para praticar atividades físicas se beneficia com treinos mais tranquilos.

Nas academias, por exemplo, você não precisa enfrentar filas de espera para utilizar os aparelhos; na rua, por outro lado, não há necessidade de ficar se desviando de outras pessoas durante uma corrida ou caminhada. Mais um bom motivo para fazer exercícios no frio, não é?

Espanta o desânimo

Durante o inverno é normal sentir-se mais desanimado e recluso. Uma forma de combater esses sentimentos é praticar atividade física. Ao se exercitar, há um aumento da concentração de endorfina, que é a substância responsável por promover o bem-estar.

Assim, os exercícios no frio deixam as pessoas mais animadas, previnem a depressão e a ansiedade, reduzem o estresse e aumentam consideravelmente o bom humor.

Melhora o sistema imunológico

Fazer exercícios no frio pode ajudar a prevenir várias doenças características do inverno, como resfriados, infecções de garganta e gripe. Com a prática das atividades físicas, a imunidade do corpo é fortalecida. Dessa forma, o corpo é capaz de combater a presença dos agentes infecciosos.

Viu como não existem desculpas para não praticar exercícios no frio? Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Curta nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação