Saiba como a prática de esportes é fundamental para o desenvolvimento das crianças 

Você sabe a importância que os esportes para crianças têm no desenvolvimento dos pequenos? É por meio deles que se desenvolvem valores fundamentais que precisam ser ensinados nessa idade, como o trabalho em equipe, o respeito pelas outras pessoas e a autoconfiança.

A prática de esportes para essa faixa etária precisa ser encarada como uma atividade prazerosa. É bom que seja, antes de tudo, um momento onde a criança encontre os amigos para se divertir e, somado a isso, aprenda uma modalidade física que permite o desenvolvimento de diversas habilidades.

Neste post, nós listamos alguns dos benefícios principais da prática de esportes para os pequenos. Confira!

Faz com que a criança aprenda a seguir regras

Com a prática de um esporte, seja ele qual for, a criança aprende a não só lidar com regras, mas a respeitá-las. Quando se trata de uma modalidade onde a prática é coletiva, a criança ainda precisará conviver com a hierarquia, já que terá que seguir os ensinamentos e os pedidos de um técnico e do capitão da equipe. Isso contribui para que o time pratique a socialização por meio da disciplina, respeito e colaboração.

Melhora o convívio em sociedade

Os esportes atuam como um agente transformador na vida das crianças. Por meio da interação com pessoas da mesma idade, é possível notar uma redução da introversão e da timidez, além do desenvolvimento do pensamento coletivo. Essa prática ainda auxilia a não crescerem com um senso de individualismo, mas com uma percepção de cooperação.

Aprimora a coordenação motora

Para que os pequenos consigam se desenvolver de forma plena, é preciso que adquiram competência em diversas habilidades consideradas essenciais no esporte, como arremessar, lançar, chutar e correr. Ao praticar certas modalidades, executam esses movimentos de forma tão repetida que se torna natural e isso, automaticamente, reflete-se em ganhos motores e ajuda na prevenção da obesidade.

Melhora a cognição

Crianças que são ativas fisicamente têm o raciocínio estimulado e isso se reflete diretamente em um melhor desenvolvimento cognitivo. Isso porque, durante a prática de um esporte, é preciso realizar vários movimentos e atividades ao mesmo tempo, enquanto os participantes tomam decisões rápidas. Com isso, é possível aumentar a plasticidade cerebral em níveis bem maiores em relação a quem é sedentário.

Estimula o trabalho em grupo

Principalmente nas modalidades coletivas, o senso de trabalho em equipe é despertado, pois cada um desempenha um papel dentro do time e é esperado que todos consigam cumpri-lo de forma satisfatória para a vitória da partida. Esse fator de integração, aliás, é capaz de desenvolver a autoestima nos pequenos e, na maioria dos casos, aprimorar as características de líder — já que vivenciarão alguns momentos em que precisarão se posicionar frente ao grupo.

Como você pode perceber, os esportes para crianças proporcionam diversos benefícios para elas, tanto no âmbito físico quanto psicológico. Atividades como o judô, natação e yoga são ótimos exemplos de práticas que estimulam as habilidades citadas acima, assim como são capazes de criar bons hábitos que serão levados para a vida toda.

Gostou do assunto deste post? Então assine a newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This