Hormônios liberados na prática de atividade física

Conheça os hormônios liberados na prática de atividade física e a reação no seu corpo

Você já percebeu que, quando está se exercitando, sentimos tanto no corpo quanto na mente sensações de ânimo e prazer? Isso acontece devido aos hormônios liberados na prática de atividade física.

Neste artigo vamos falar sobre essas substâncias que atuam em nosso organismo quando estamos movimentando. Você conhecerá cada umas delas e quais tipos de exercícios as estimulam. Acompanhe!

O que são hormônios?

O nosso organismo é composto por diversos sistemas, entre eles o endócrino, que é um conjunto de glândulas que produzem os hormônios, que por sua vez são diferentes substâncias químicas responsáveis por controlar importantes atividades em nosso corpo, sejam elas físicas ou mentais.

Os hormônios são classificados em três tipos: esteroides, peptídeos e aminas. Conhecê-los é fundamental para obter eficiência nos esportes e demais atividades físicas, além disso, terá ganhos no dia a dia e até mesmo na sua rotina de trabalho.

Quais são os hormônios liberados na prática de atividade física?

Cada hormônio exerce uma função em nosso organismo. Conheça os principais envolvidos nas atividades físicas.

Endorfina

A endorfina é um hormônio produzido pela hipófise. É um analgésico natural, se separarmos as sílabas de seu nome, vamos obter: endo, que significa interno, e morfina, que é analgésico. Quando liberada no sangue alivia dores, provoca relaxamento e reduz a ansiedade e a depressão.

Hormônio do crescimento

O hormônio do crescimento ou GH (Growth Hormone) também é produzido pela hipófise e por meio de atividades físicas. É responsável pelo crescimento dos tecidos, cartilagens e ossos, é ele que nos faz atingir a estatura adulta adequada a nossa genética.

Adrenalina

A adrenalina ou epinefrina é um hormônio produzido pela glândula suprarrenal. Ela nos mantém alerta, aumenta a nossa frequência cardíaca, além de provocar a liberação de glicose e ácidos graxos na circulação sanguínea. Isso contribui para aqueles que buscam o processo emagrecimento.

Noradrenalina

Também conhecida como norepinefrina, a noradrenalina, assim como a adrenalina, é um neurotransmissor produzido pela supra renal. Suas funções e efeitos no nosso corpo são semelhantes, no entanto, ela age antes da adrenalina, sendo assim, é a sua precursora.

Serotonina

É bem provável que você já ouviu falar no hormônio da felicidade, é a serotonina que recebeu esse nome, pois ela nos torna mais bem-humorados e estáveis emocionalmente. Além disso, controla a temperatura do nosso corpo, os níveis de colesterol e ajuda até na digestão.

Quais exercícios liberam mais hormônios?

Todos os exercícios físicos provocam a produção de hormônios em nosso corpo, no entanto, aqueles de maior impacto produzem uma descarga maior dessas substâncias em nossa corrente sanguínea. Verifique com o seu treinador ou na sua academia qual o mais indicado para você, assim evitará lesões nos joelhos e demais articulações.

Portanto, para obter todos os benefícios dos hormônios liberados na prática de atividade física, a dica é buscar um esporte para manter o corpo em movimento, esta é a maneira saudável de provocar a produção dessas substâncias em nosso organismo. Para isso, faça um check-up com o seu médico, busque ajuda de profissionais da área de educação física e academias de confiança.

Agora que já sabe quais são os hormônios liberados na sua prática de atividade física, continue se informando no blog e leia o nosso artigo sobre os benefícios de movimentar o corpo. Até breve!

Siga-nos no Facebook!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This