Exercícios Físicos

Conheça os benefícios do Pilates para Gestantes

conheca-os-beneficios-do-pilates-para-gestantes.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Os exercícios físicos durante a gravidez são de grande importância, pois ajudam a mulher a lidar melhor com as mudanças físicas e hormonais, além de proporcionar mais disposição, ajudar no controle do peso, facilitar a hora do parto e a recuperação do corpo. O essencial é que a atividade nesse período seja de baixo impacto e condizente com o condicionamento da futura mamãe. Por essa razão, o pilates para gestantes é uma das melhores alternativas.

Em que consiste a prática do pilates?

Criada pelo alemão Joseph Pilates, essa modalidade de exercícios visa o condicionamento físico e mental do praticante. São treinos compostos por movimentos que estimulam a consciência corporal, a flexibilidade, o relaxamento, a força e o controle da respiração.

Por meio da contração de músculos e sustentação de posturas, a prática tonifica abdome, pernas, braços e costas. Além disso, ela ainda fortalece todo o assoalho pélvico, ou seja, toda a estrutura entre a base da espinha e o osso púbico — região muito exigida durante a gestação.

Quais os benefícios gerais do pilates para gestantes?

Os exercícios melhoram o condicionamento físico e a capacidade respiratória da praticante. Também influenciam de maneira positiva o controle do peso, a circulação sanguínea e a oxigenação do bebê. Ainda minimizam os desconfortos e as dores nas costas (lombalgias).

Como o pilates ajuda em cada fase da gravidez?

1º trimestre

Enjoos, náuseas, sono excessivo e cansaço são sintomas comuns nessa fase da gestação. Os exercícios leves do pilates ajudam a recarregar as energias do corpo e da mente, além de aumentar a produção de endorfina, o que amplia o ânimo e a sensação de bem-estar da grávida.

2º trimestre

Nesse período a mulher costuma ter mais disposição para atividades e isso contribui para melhores resultados. Enquanto o corpo se expande, o treino faz a musculatura ficar mais resistente e as articulações mais flexíveis. A mãe consegue manter o equilíbrio corporal, mesmo tendo seu centro de gravidade alterado, e tem mais força para sustentar a barriga sem sobrecarregar demais as costas.

3º trimestre

Nessa etapa a gestante costuma sentir alguns desconfortos relativos ao peso do bebê, ao inchaço das pernas e ao afrouxamento natural das articulações do quadril para o momento do parto. O pilates auxilia no fortalecimento dos músculos centrais, melhorando a postura da mulher e a circulação sanguínea em todo o corpo.

Como o pilates ajuda na hora do parto?

Com a musculatura tonificada, as articulações fortalecidas e o sangue circulando adequadamente, a hora do parto torna-se mais amena. A boa circulação sanguínea garante que o oxigênio chegue ao útero em boa quantidade, o que beneficia muito o bebê. Ademais, as técnicas de respiração aprendidas com o pilates ajudam bastante nesse momento, garantindo fôlego, força e concentração.

Qual a importância da orientação médica e suporte adequado?

É fundamental destacar que antes de iniciar qualquer atividade física, mesmo de baixo impacto como o pilates, a futura mamãe precisa consultar seu obstetra para assegurar-se de que não há nenhum impedimento clínico. Além disso, o ideal é que a grávida procure um professor com experiência em pilates para gestantes. Assim, a prática se torna ainda mais segura e eficiente.

E você, futura mamãe, já pratica ou tem vontade de praticar pilates? O que achou do nosso conteúdo sobre pilates para gestantes? Deixe seu comentário sobre sua experiência e expectativa!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação