Exercícios Físicos

Conheça as etapas do crescimento infantil

conheca-as-etapas-do-crescimento-infantil.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Manter os filhos com saúde não traz benefícios somente para eles. Você também pode obter benefícios por mantê-los ativos e saudáveis. Nesse sentido, a estatura da criança é um dos melhores indicadores para saber como está a saúde dos filhos.

Você sabe quais são as fases de crescimento infantil e como elas influenciam no desenvolvimento da criança? Confira algumas informações essenciais sobre o crescimento dos seus filhos e saiba o que fazer em cada período desse processo natural dos pequenos!

O que é e quais são as fases do crescimento infantil?

Crescer é, em resumo, aumentar seu tamanho corporal e, é claro, a estatura da criança tem relação direta com isso. Ou seja, o crescimento infantil nada mais é do que o aumento linear da estatura criança.

O crescimento não acontece de forma proporcional. Existem fases em que a criança se desenvolve mais rápido e períodos em que seu crescimento é mais lento.

Como esse desenvolvimento não ocorre de forma predeterminada, não é possível saber com exatidão quando acontece cada etapa do crescimento. No entanto, existem períodos em que algumas características particulares podem ser observadas.

Vejamos quais são eles:

De 0 a 2 anos

É a fase do desenvolvimento da noção motora do bebê. Atividades comuns devem ser incentivadas e supervisionadas  como, por exemplo, pegar uma mamadeira, engatinhar pelo corredor ou dar três ou quatro passos pela casa.

Além disso, é nessa época da vida que o bebê toma ciência de sua individualidade. Ele e a mãe não são mais um só, como era na gestação, e isso pode causar certa aflição na criança.

As mães — principalmente as que trabalham fora  devem ficar atentas com qualquer comportamento incomum, como excesso de choro, dificuldade de dormir ou perda de apetite.

De 3 a 5 anos

É uma fase de exploração. Nessa etapa, a compreensão da criança está mais desenvolvida e ela dá preferência para temas que considera de seu interesse.

É um momento em que ela necessita de maior interação social e de mais liberdade em suas atividades — como correr, brincar ou nadar. Deve-se incentivar exercícios saudáveis e que estimulem ações motoras.

De 6 a 10 anos

Nessa etapa, os exercícios em grupo têm mais valor para o desenvolvimento da criança. Aliar a interação social com a prática de exercícios físicos faz muita diferença. Procure levá-la para participar de atividades interativas e que promovam um ambiente saudável de forma eficaz e divertida, como praticar natação.

Quais são os fatores que influenciam na estatura da criança?

O crescimento está relacionado à união de fatores internos (genéticos) com externos (alimentação, práticas saudáveis, ambientes psicologicamente estáveis). Nos primeiros cinco anos de vida, os fatores externos têm maior influência no desenvolvimento da criança. Os principais deles são:

Alimentação

Um estudo do Ministério da Saúde avalia que 32% das necessidades calóricas de uma criança são direcionadas para o seu crescimento. Por isso, a nutrição da criança deve valorizar a qualidade, além de seguir uma rotina bem determinada e com poucas alterações em sua quantidade.

Doenças

Contratempos com a saúde podem desacelerar ou até interromper o crescimento infantil. Para evitar problemas mais graves, é necessário tomar certas precauções, como imunizar a criança adequadamente e seguir corretamente o calendário de vacinação.

O que pode ajudar nesse processo?

Atividades físicas regulares aumentam o estímulo hormonal da criança. Por isso, mantê-la em frequente atividade física é a chave para que ela passe por essa fase da vida com saúde.

No entanto, lembre-se: o esforço físico deve ser direcionado e adequado. Quando realizado de forma organizada, ele tem o poder de potencializar os efeitos positivos no crescimento infantil.

Existe uma variedade enorme de exercícios que a criança pode fazer, mas de todas as opções, a natação é considerada a mais completa.

natação infantil oferece as seguintes vantagens:

  • favorece o sistema respiratório;
  • trabalha a coordenação motora;
  • ajuda a ter um sono mais tranquilo;
  • melhora o apetite;
  • promove a interação social.

Viu como é importante conhecer as características do crescimento infantil para auxiliar no desenvolvimento saudável dos seus filhos? Quer aprender muito mais? Assine a nossa newsletter e receba vários outros conteúdos exclusivos como este em seu e-mail!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação