Natação

Conheça 7 benefícios da natação para a sua saúde

Conheça_7_benefícios_da_natação_para_a_sua_saúde.jpg.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Os benefícios da natação para nossa a saúde são maiores do que costumamos pensar. Prova disso é que o esporte é indicado para diversos tipos de tratamentos de lesões, recuperação das capacidades motoras, controle de estresse, ansiedade, depressão e peso.

No artigo de hoje vamos detalhar os sete benefícios que fazem da natação uma das atividades físicas mais completas. Confira!

1. Fortalece o sistema respiratório

Você sabia que a natação pode amenizar os sintomas ou até mesmo curar uma pessoa de diversos problemas respiratórios? A asma, por exemplo, é uma das principais razões para que muitos comecem a praticar o esporte, pois o mesmo trabalha exercícios de respiração – o que é fundamental para quem sofre do problema, já que o mais crítico sintoma da asma é a dificuldade em expirar o ar.

A natação trabalha os músculos intercostais (regiões das costelas), abdominais e exercita os pulmões. O resultado disso é uma melhora significativa na respiração, o que é especialmente bom para temporadas de ar seco, como o inverno.

2. Desenvolve a musculatura

A fama de “esporte mais completo” que a natação carrega não é por acaso. Afinal, sua prática permite que toda a musculatura das regiões do braço, do peito, das costas, dos ombros e das pernas sejam trabalhadas.

O que justifica tal afirmação é que os variados estilos de nados (crawl, borboleta, costas, peito, etc) treinam músculos diferentes em movimentos repetitivos. Esses exercícios podem, inclusive, auxiliar na recuperação de lesões.

3. Colabora para o emagrecimento

Assim como todo exercício físico, a natação também promove a queima de calorias – entre 300 e 500 calorias em um treino moderado. No entanto, como para qualquer empreitada de perda de peso, apenas praticar regularmente o esporte não basta para alcançar as metas. É preciso aliar as atividades físicas a bons hábitos alimentares.

Tendo ciência de que a natação não faz milagres, é fato que a modalidade colabora muito para o emagrecimento, para a flexibilidade muscular, a capacidade aeróbica, o equilíbrio e para a saúde das articulações. Ou seja, os benefícios desse exercício vão muito além de fatores estéticos.

4. Reduz os riscos de doenças cardiovasculares

A saúde do coração está diretamente relacionada à boa circulação do sangue. Portanto, nadar é um ótimo meio de manter o corpo ativo e o sangue circulando. No esporte, o coração é convidado a trabalhar de forma intensa, então é natural que a natação seja um ótimo exercício para treinar o músculo e prevenir doenças cardiovasculares.

5. A natação melhora o funcionamento do cérebro

Devido aos intensos movimentos, que demandam o trabalho de todas as partes do corpo, algumas áreas pouco ativadas no cérebro são estimuladas. Os maiores benefícios obtidos com a prática regular da natação estão relacionados à capacidade motora, à memorização e ao raciocínio lógico.

6. Promove o bem-estar como um todo

Como nos esportes em geral, a natação estimula a atividade em grupo e faz com que se gaste energia, dois fatores que aliviam o estresse e combatem a depressão. Além disso, quando sentimos prazer em fazer alguma atividade física, a tendência é que a nossa autoestima e a nossa disposição melhorem.

7. Não há restrição etária para a pratica do esporte

O melhor de tudo é que a natação é um esporte livre para todas as idades, seja para idosos ou para bebês. No caso dos pequenos, o contato antecipado com a piscina pode trazer muitos benefícios, como, por exemplo, sanar problemas respiratórios, aliviar o estresse ou adquirir habilidade para nadar desde cedo.

Contudo, vale lembrar que toda prática esportiva demanda comprometimento. Isso significa que, para usufruir dos benefícios da natação, é recomendado que se pratique o esporte entre duas e cinco vezes por semana.

E então? Você está pensando em começar a fazer natação? Conte-nos suas dúvidas e expectativas para que possamos dar mais orientações! Participe deixando seu comentário!

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação