Alimentação

Confira o que comer antes e depois dos treinos de natação

confira-o-que-comer-antes-e-depois-dos-treinos-de-natacao.jpeg
Escrito por Academia Boa Forma

Os treinos de natação são amplamente conhecidos pelos seus benefícios. Como são bastante completos e podem ajudar o corpo humano de diferentes formas, eles também exigem uma preparação devidamente planejada. 

Ter uma alimentação adequada — sem esquecer de aquecer, alongar e ter uma boa noite de sono — é indispensável para aprimorar o desempenho nos treinamentos. 

Levando isso em consideração, preparamos este post para você conhecer quais alimentos são mais indicados para comer antes e depois de treinar. Desse modo, será possível otimizar seus resultados. Para saber mais, continue a leitura!

O que comer antes dos treinos de natação?

O ideal é que você faça pequenas refeições durante o pré-treino, com a ingestão de poucas gorduras. Esse nutriente geralmente demanda mais energia do sistema digestivo e pode prejudicar a sua performance.

Barra de cereal 

A tradicional barrinha de cereais é uma boa pedida para esses momentos. Por ser muito leve, você pode ingeri-la até 40 minutos antes de começar a nadar — e ainda tem a vantagem de ser fácil de carregar. 

Banana

Essa fruta tipicamente brasileira tem uma boa quantidade de carboidratos, que vão aumentar sua disposição. Outro ponto relevante é a presença do potássio, mineral essencial para evitar as incômodas cãibras. 

Lanche

Entre uma e duas horas antes de treinar, tente comer um sanduíche recheado com algum tipo de queijo magro — branco ou cottage. Opte por pães totalmente integrais e, se possível, beba um suco natural e sem açúcar.

Procure, de qualquer forma, não fazer seus treinamentos em jejum, porque esse hábito pode colocar sua saúde em risco. Seja um iniciante ou seja um praticante já experiente, você certamente verá impactos negativos em sua performance se não se preparar adequadamente para o treino. 

O que comer depois de treinar natação?

É comum, entre os iniciantes, sentir um desejo de comer doces e guloseimas no pós-treino. Afinal, se tantas calorias foram gastas, por que não recuperá-las, não é mesmo? Infelizmente, não é bem assim que funciona.

As refeições feitas depois de nadar precisam repor os nutrientes perdidos com os esforços realizados. O foco deve ser o consumo de proteínas e carboidratos de qualidade, assim você terá uma boa recuperação.

Sanduíche de atum

Por ser uma proteína magra, o atum é uma excelente opção para comer para o pós-treino. Utilize-o em um sanduíche composto por folhas verdes, tomate e pães com grãos e/ou castanhas.

Batata-doce com frango grelhado

Apesar de ser um clichê, a batata-doce com frango é uma dupla muito recomendada por conter boas quantidades de proteínas e carboidratos. Opte pela parte mais magra do frango e pela batata cozida ou assada. Uma salada como acompanhamento torna a refeição ainda mais completa.          

Não se esqueça, também, de cuidar da hidratação. Ingerir bastante líquido é fundamental na reposição dos sais minerais e faz com que você não se desidrate nos treinamentos mais intensos. 

Os treinos de natação são extremamente benéficos, ajudando no desenvolvimento muscular e em uma série de aspectos. Mas para aproveitar melhor tantas vantagens, não descuide de sua alimentação, certo?

Se você gostou deste artigo, aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais. Estamos no YouTube, no Instagram e no Facebook.

Sobre o autor

Academia Boa Forma

Deixar comentário.

Share This
Navegação